Dando continuidade à 4ª edição da premiação do Programa Rota da Qualidade, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) realizou na última quarta-feira, 2, em evento promovido pela Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), na Expoacre Juruá, a entrega de certificados e prêmios para empreendedores da região do Vale do Juruá.
Ao todo, 19 empresários foram premiados pelo compromisso com as boas práticas nas relações de consumo e pelo destaque na prestação de serviços à população. Durante a cerimônia, 5 representantes receberam as homenagens em nome dos demais, simbolizando o esforço coletivo para fortalecer a qualidade no atendimento e o respeito aos direitos do consumidor na região.
Jairo Bandeira, representante do Grupo Asa Branca, recebeu o certificado do Programa Rota da Qualidade e destacou a importância da premiação para a empresa.
“É uma grande satisfação o Grupo Asa Branca estar sendo premiado pelo Procon, que é um órgão fiscalizador e realmente tem prestado um serviço de alta qualidade. Abrimos as portas, expomos todo o nosso sistema de produção, nossos custos com os produtos, como também as metodologias de fabricação para se ter um produto de qualidade para o nosso cliente. Estou muito feliz. O Procon está de parabéns”, enfatizou.

A presidente do Procon, Alana Albuquerque destaca que o Prêmio Rota da Qualidade é uma iniciativa muito importante para os comerciantes do Acre, pois incentiva a melhoria contínua na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
“Ele valoriza o esforço dos comerciantes que buscam elevar seus padrões, promovendo a competitividade e a inovação no mercado local. Além disso, o prêmio ajuda a fortalecer a confiança dos consumidores, que passam a reconhecer e valorizar os estabelecimentos que se destacam pela qualidade. Para os comerciantes, receber o prêmio é uma oportunidade de se destacar, conquistar novos clientes e contribuir para o desenvolvimento econômico da região, promovendo um ambiente de negócios mais sustentável e confiável.

O Sr. Júlio Paulo Neto, dono de uma clínica que também recebeu a premiação, parabenizou a presidente do instituto e toda a equipe do Procon que executa o projeto em todo o estado.
“A nossa empresa se sente muito feliz e muito honrada de fazer parte desse projeto que não objetiva só fiscalizar, mas também demonstrar a qualidade que trazemos para nossos pacientes, para as pessoas que confiam no nosso trabalho”, afirmou.
O titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanipal Mesquita, ressalta que o programa Rota da Qualidade vem cumprindo um papel importante na formação do setor empresarial, no que tange à melhoria na relação com os seus clientes.
“Não só o ponto de vista fiscalizador, mas, antes de tudo, é um programa que traz uma orientação, tendo em vista que, quanto mais as empresas, comércios, serviços, indústrias se conectarem com seus clientes, com seus produtos, tendo esses cuidados, mais fortalecem o seu nome, a sua marca”, frisou.
O secretário destacou, ainda, que o programa é hoje um ativo muito importante para qualquer negócio que quer prosperar a longo e médio prazo.
A noite também foi reservada para celebrar os 20 anos da Expoacre Juruá, incluindo homenagens a empresários que ajudaram a fortalecer a feira ao longo desses vinte anos.
O Rota da Qualidade é o primeiro programa integrado da gestão de consumo do Estado do Acre e tem por pilares a prevenção, a educação e a transparência sobre as relações de consumo, sendo referendado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) como um programa inovador da gestão pública e que serve de modelo para outros estados.