Nicarágua expulsa embaixador brasileiro após desentendimento diplomático

O governo da Nicarágua expulsou o embaixador brasileiro, Breno de Souza Brasil Dias da Costa, conforme relatado pelo portal de notícias local Divergentes. A razão da expulsão foi a ausência do diplomata em um evento oficial, a celebração dos 45 anos da Revolução Sandinista, em 19 de julho. O presidente Daniel Ortega deu um prazo de 15 dias para que Costa deixe o país.

Brasília não divulgou a expulsão para evitar um escândalo e tentou, sem sucesso, revertê-la. Apenas um encarregado de negócios deve permanecer na embaixada em Manágua, capital nicaraguense.

A relação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Daniel Ortega, antes próxima, tem se deteriorado, especialmente após críticas de Lula às medidas autoritárias de Ortega. Em entrevista recente, Lula lamentou a falta de comunicação com Ortega, após tentativas de interceder na prisão do bispo de Matagalpa a pedido do papa Francisco.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre