Nicolau mobiliza deputados para evitar prejuízo a fruticultores de Capixaba

O risco de perda da safra de polpa de maracujá, relatado na sessão da última terça-feira na ALEAC por fruticultores de Capixaba, fez a mesa diretora da Casa de Leis se mobilizar para encontrar uma rápida solução.

Nesta quarta-feira, 19, o presidente do Legislativo, deputado Nicolau Jr., convocou o secretário adjunto de Educação, Reginaldo Prates, para uma reunião com um grupo de deputados para, juntos, tratarem do problema.

Nicolau destacou que a situação exposta pelos produtores exige uma resposta rápida por parte do Estado, tornando necessária a mediação da ALEAC nas tratativas com a Secretaria de Educação.

“Convidamos tanto deputados da base quanto da oposição para essa conversa, por entender que todos podem ajudar a construir uma solução razoável. Tivemos um sinal positivo da Educação e, certamente, vamos evitar que os produtores sofram um grande prejuízo”, disse Nicolau.

Reginaldo Prates elogiou a iniciativa dos parlamentares e afirmou que a pasta vai reavaliar os limites de compra dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“A gente entende a questão da estocagem. Assumimos o compromisso aqui de acelerar toda essa instrução do processo, mas existe também a questão do montante, do balizador. Por questões legais, precisamos ter uma referência de preço. Já passamos aqui os montantes e os valores. Os deputados irão conversar com os produtores e nós também, para avançarmos na análise jurídica dos processos relacionados ao montante e ao valor, pois se trata de um chamamento público”, explicou.

Participaram da reunião os deputados Gilberto Lira, presidente da Comissão de Educação, Edvaldo Magalhães, Eduardo Ribeiro, Arlenilson Cunha, André Vale, Tanízio Sá e Pablo Bregense.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre