No DiárioCast, Zé Filho denuncia abusos do ICMBio e sai em defesa do agro

O DiárioCast, podcast do Diário do Acre, trouxe nesta terça-feira (17) mais uma edição especial, gravada diretamente dos estúdios da Associação dos Militares do Estado do Acre (AME-AC).

O jornalista Ronan Matos, editor-chefe do Diário do Acre, recebeu como convidado o produtor rural e empreendedor Zé Filho, diretamente de Tarauacá, para um bate-papo sobre os desafios de quem vive da produção no Acre e o cenário do agronegócio na região.

Durante a conversa, Zé foi bastante crítico às ações do ICMBio na Reserva Chico Mendes, que, segundo ele, estão gerando impactos sociais e emocionais muito sérios.

“Produtores com depressão, produtores se enforcando, produtores perdendo um trabalho de uma vida inteira. Então, pra reparar uma tragédia, outra vai pagar? Não, nós temos que evoluir”, afirmou.

Zé também defendeu que o agronegócio é o caminho para o desenvolvimento econômico do Acre, usando o estado de Rondônia como exemplo.

“O agro é o futuro pro nosso estado. É só olhar pra Rondônia. Só que agora vamos ter que fazer o dever de casa que não fizemos lá atrás. Primeiro criamos falsos ídolos. De uma tragédia, criou-se uma tragédia maior. Qual? A morte do Chico Mendes, que é uma tragédia. Ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém. A vida quem dá e quem tira é Deus. Só que essa tragédia tá matando outras pessoas até hoje”, desabafou.

Ao ser questionado sobre os constantes ataques ao agronegócio, Zé também falou sobre o papel das ONGs na Amazônia e levantou reflexões importantes sobre os verdadeiros interesses por trás dessas ações.

Quer saber as respostas? Essa e outras discussões estão no ar no novo episódio do DiárioCast.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre