A Ferrogrão, ferrovia que ligará Sinop (MT) ao porto de Miritituba, no Pará, foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), lançado nesta sexta-feira (11/8) pelo governo federal.
A obra enfrenta resistências jurídicas e ambientais por afetar área do Parque e da Floresta Nacional do Jamanxim. Ela foi incorporada ao plano ainda no âmbito de estudos, sem previsão orçamentária ou prazo para início da sua construção. A ferrovia ainda não tem licenciamento.
Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a retomada das análises para instalação da Ferrogrão.
O projeto é defendido pelo agronegócio, principalmente, por conta do potencial benefício que a ferrovia vai gerar para o escoamento da produção agropecuária de Mato Grosso e do Centro-Oeste pelos portos do Arco Norte.
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, disse que todas as obras indicadas pelo Estado foram incluídas no PAC. “Estamos há meses articulando com os ministros e com o próprio presidente Lula para que essas obras fossem incluídas como prioritárias no PAC, principalmente as rodovias e a Ferrogrão. São obras estruturantes e fundamentais para ampliar a competitividade do nosso agro, desenvolver ainda mais o estado e melhorar a qualidade de vida dos mato-grossenses, que é o mais importante”, disse, em nota.
Mato Grosso terá mais de R$ 60 bilhões em investimentos no Novo PAC. Além da Ferrogrão, estão previstas as obras de construção dos trechos da BR-158 no contorno da terra indígena e da BR-242 de Gaúcha do Norte a Santiago do Norte, melhorias nas BRs 070 e 080, entre outras ações.