“O entusiasmo da região é visível”, diz Assuero Veronez sobre crescimento do agro no Juruá

A Expoacre Juruá, uma das maiores vitrines do agronegócio no interior do estado, tem se consolidado como uma feira de excelência e progresso. A avaliação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC), Assuero Veronez, que destaca o papel estratégico da feira e as ações do Sistema FAEAC/Senar/Sindicatos na valorização da economia rural da região.

“É uma feira muito organizada, com uma infraestrutura excepcional, que a cada ano movimenta mais negócios e atrai mais gente. Isso mostra a evolução das instituições e do governo que viabilizam esse evento”, destacou Veronez, durante visita a Cruzeiro do Sul.

Segundo ele, cadeias produtivas importantes vêm avançando no Juruá, com destaque para a pecuária e a produção de café. A entrada em operação do frigorífico de Tarauacá, com capacidade para abate de 300 bois por dia, promete impulsionar a pecuária local. “Isso representa uma oportunidade enorme para os produtores da região conseguirem melhores preços e industrialização local da carne bovina”, pontuou.

Outro destaque é o crescimento da cafeicultura, especialmente com a atuação da Cooperativa CooperCafé, que vem estruturando um complexo para beneficiamento do grão. “O café do Juruá já é uma realidade. E agora, com esse investimento, deve ganhar ainda mais qualidade e competitividade no mercado. Os produtores terão uma remuneração mais robusta, sem trocadilhos com o robusta amazônico que é cultivado por aqui”, brincou.

Apesar do otimismo, Assuero também mencionou os desafios que persistem, especialmente no campo ambiental. “Ainda temos muitos entraves com embargos do Ibama e burocracias que dificultam o avanço da produção. Mas o sindicato rural de Cruzeiro do Sul está atento e trabalhando em parceria com os produtores e a federação para mediar esse debate.”

Para Veronez, os números do agronegócio do Acre comprovam a força do setor. “O estado tem registrado crescimento nas exportações, especialmente de carne bovina, carne suína e soja. Isso mostra que o Acre rural está no rumo certo e o Juruá tem um papel fundamental nesse processo.”

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre