O novo papel dos líderes no agronegócio

A liderança no agronegócio, é um tópico de interesse crescente, à medida que as novas gerações desempenham papéis cada vez mais proeminentes nas áreas da produção, gestão, pesquisa e inovação agropecuária. Ainda mais em um cenário onde o Brasil é reconhecido como um dos maiores produtores de alimentos do mundo, sendo este um papel fundamental do agronegócio!

Neste setor, o mercado de trabalho é um componente essencial da economia brasileira, caracterizado por sua diversidade e importância, dentre outras áreas, no âmbito social, fixando o homem ao campo e fortalecendo um movimento de migração reversa, pois toda tecnologia empregada no setor vem atraindo, cada vez mais, os jovens para o campo.

O mercado agropecuário tem diversas oportunidades profissionais que abrangem desde a produção agrícola e pecuária até a gestão rural, comércio, logística, pesquisa, agroindústria etc. Tudo isso, cercado de muita tecnologia e sendo uma vitrine dentro do mercado nacional e internacional.

A diversidade de oportunidades, acaba se refletindo na diversidade de profissionais encontrados dentro de cada empresa. Diversidade cultural, educacional, econômica etc., e uma coexistência de pessoas de diferentes gerações, o que exige uma habilidade excepcional da liderança neste setor.

O Agronegócio enfrenta desafios, como a escassez de mão de obra qualificada, especialmente em regiões remotas, e isto faz com que o setor esteja sempre em evolução, abrindo portas para a construção de uma carreira promissora, dado o papel estratégico no abastecimento e preservação de recursos. Ambiente perfeito para quem deseja se especializar em um setor que absorve mão de obra e está ávido em desenvolver pessoas e reter talentos. Investir no desenvolvimento pessoal e profissional, reconhecer o bom trabalho e favorecer um ambiente de crescimento e oportunidades, são essenciais para manter as equipes motivadas e reter talentos. O líder precisa inspirar e motivar seus liderados a conseguirem os melhores resultados.

Os novos liderem do setor, ou mesmo os mais experientes, precisam combinar características, como empatia, comunicação eficaz e habilidades de colaboração, que contribuem para ambientes de trabalho mais inclusivos e colaborativos. Cada líder, independentemente do seu estilo, ou geração, traz suas próprias qualidades e perspectivas para suas equipes, contribuindo para o sucesso das organizações e, por consequência, do agronegócio!

Eva Hunka é Medica Veterinária e Mestre em Medicina Veterinária Preventiva.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre