Mais de 700 famílias receberam nesta sexta-feira, durante solenidade na Escola Marina Vicente, no bairro Boa União, em Rio Branco, títulos definitivos de regularização fundiária.
A entrega faz parte das ações da Semana Nacional Solo Seguro, instituída pelo CNJ, em parceria com Tribunal de Justiça e o Instituto de Terras do Acre, o ITERACRE.
O primeiro secretário da ALEAC, Nicolau Júnior participou do ato e lembrou que a regulamentação fundiária é uma bandeira levantada pelo parlamento estadual, que vai tratar do tema numa audiência pública, em setembro, no Juruá.
Nicolau enfatizou que o documento na mão das famílias devolve a dignidade a cada uma, porque é um instrumento que abre linhas de créditos junto às instituições financeiras e dá segurança imobiliária aos beneficiados.
“Hoje chega ao fim uma espera que durava muitos anos. Cada título desse, vem acompanhado de dignidade, que abre muitas portas para essas famílias. A regularização fundiária é um desafio que nós da ALEAC abraçamos e vamos ajudar o governo, o ITERACRE a diminuir o drama de quem vive numa terreno que não é regularizado”, garantiu Nicolau.
O governador Gladson Cameli e a presidente do TJ, desembargadora Regina Ferrari, entregaram alguns títulos e também enalteceram a relevância do programa.
No total foram entregues 655 títulos de regularização fundiária em área urbana dos bairros Boa Vista, Jorge Lavocat e Montanhês e 51 títulos de regularização fundiária rural, com um total de 706 títulos definitivos.