Operação combate extração ilegal de ouro em trecho do Rio Madeira, em Rondônia

Ação resultou na inutilização de 49 embarcações e motores; apreensões incluem mercúrio e celulares

Polícia Federal, em conjunto com o IBAMA, deflagrou nesta sexta-feira (24/10) a Operação Hefesto II, voltada ao combate ao garimpo ilegal de ouro e outros crimes ambientais no trecho do Rio Madeira entre os distritos de Aliança, São Carlos e Nazaré, em Rondônia.

Durante a ação, foram identificadas dragas e balsas de médio e grande porte, evidenciando que a atividade era estruturada e realizada em larga escala. Em razão da impossibilidade de remoção, 49 embarcações e motores foram inutilizados no local, além da apreensão de aparelhos celulares e frascos de mercúrio.

O garimpo ilegal no rio causa desmatamento, contaminação por mercúrio e prejuízos diretos às populações indígenas e ribeirinhas. Hefesto II acontece cerca de um mês após as operações Leviatá e Boiuna, mostrando a continuidade das ações da PF e IBAMA no combate ao garimpo ilegal na Amazônia Legal.

As investigações agora buscam identificar financiadores, operadores logísticos e outros envolvidos na cadeia criminosa, incluindo responsáveis pela receptação do ouro ilegal. Os suspeitos poderão responder por crimes ambientais, usurpação de bens da União e associação criminosa.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre