Operação no Amazonas detém 37 e apreende 5 menores após queima de fogos ligada ao CV

Ação das forças de segurança ocorreu na capital e em municípios do interior; cerca de mil explosivos foram apreendidos.

Uma operação das forças de segurança do Amazonas resultou na prisão de 37 pessoas e na apreensão de cinco adolescentes entre a tarde de terça-feira (10) e a madrugada desta quarta-feira (11), após um foguetório atribuído ao Comando Vermelho (CV) em Manaus e na região metropolitana. A queima de fogos teria sido realizada como forma de comemorar seis anos de atuação da facção no estado.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o céu iluminado por fogos de artifício em diferentes zonas da capital. Segundo relatos, as explosões começaram por volta das 19h e duraram cerca de 10 minutos, causando apreensão entre moradores. Também circulou um comunicado atribuído ao grupo “CV-RL-AM”, mencionando a data como marco simbólico da organização.

A operação foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), com apoio das polícias Civil e Militar, e ocorreu tanto em bairros de Manaus quanto em municípios como Itacoatiara, Humaitá, Manacapuru, Benjamin Constant e Presidente Figueiredo. Ao todo, foram apreendidas porções de drogas e aproximadamente mil explosivos, entre artefatos intactos e já utilizados.

Os presos foram encaminhados à Delegacia-Geral da Polícia Civil, na capital, enquanto os adolescentes foram levados à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI). Segundo a Polícia Militar, as ações foram baseadas em informações de inteligência e monitoramento prévio.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre