Operação revela fraudes milionárias na madeira do Acre

Etapa da Operação Metaverso no Acre identifica fraudes em planos de manejo e bloqueia créditos florestais irregulares.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou mais de R$ 13 milhões em multas e bloqueou créditos florestais fraudulentos durante uma etapa da Operação Metaverso realizada no Acre. A ação integra o esforço nacional de combate a fraudes no setor madeireiro, com foco em coibir o desmatamento ilegal e o uso indevido dos sistemas oficiais de controle florestal.

Durante as fiscalizações, as equipes do Ibama lavraram 16 autos de infração, apreenderam cerca de 424 metros cúbicos de madeira e cancelaram 3,9 mil metros cúbicos de créditos irregulares nos sistemas DOF Legado e DOF+ Rastreabilidade. O bloqueio impede que esses saldos sejam usados para o “esquentamento” de madeira extraída de forma ilegal — prática em que documentos falsos são utilizados para mascarar a origem do produto.

As investigações também revelaram a execução irregular de planos de manejo florestal sustentável e a inserção de informações falsas no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) e no Documento de Origem Florestal (DOF). Diante das evidências, o Ibama informou que vai notificar o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) sobre indícios de fraude cometidos por responsáveis técnicos, para a adoção das medidas cabíveis.

Com foco na rastreabilidade e transparência da cadeia produtiva da madeira, a Operação Metaverso reforça o controle ambiental na Amazônia Legal e o compromisso do órgão com a preservação das florestas e o combate às atividades ilícitas no país.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre