Pablo Bregense quer tornar cavalgada de abertura da Expoacre em bem de natureza material do Estado

Produtor rural e defensor da agricultura de base familiar, o deputado estadual Pablo Bregense (PSD) apresentou nesta terça-feira, 6, um projeto de lei (PL) que torna a Cavalgada, evento que antecede a Expoacre, um bem de natureza imaterial para integrar o patrimônio cultural acreano. A proposta também dispõe de regras para evitar o maltrato a animais.

As cavalgadas são eventos tradicionais no calendário de festas agropecuárias em todo o estado. Em Rio Branco, a cavalgada da Expoacre abre as atividades do evento e movimenta a economia da região por meio do desfile das comitivas. Segundo o deputado, o PL é uma inovação que garante segurança jurídica à atividade.

“Além de regulamentar a cavalgada da Expoacre, esse dispositivo apresenta o que não pode ser feito com os animais durante o evento. Isso fortalece a política de proteção animal que deve ser uma preocupação de todos. No mais, tornar um bem cultural imaterial acreano é reconhecer o valor da agricultura familiar e do agronegócio para a nossa região, por isso tenho convicção que os colegas de parlamento vão dar atenção a essa matéria”, disse Bregense.

Expoacre

Em 2023, a Expoacre ocorrerá entre 29 de julho e 6 de agosto. Como tradição, a Cavalgada abrirá o evento que tem como ponto de partida a Gameleira, seguindo pela Via Chico Mendes até o Parque de Exposições Wildy Viana. A feira de agronegócio contará com shows nacionais, estandes de empresas, praças de alimentação e outros serviços para o cidadão acreano.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre