NADA MUDOU

Pacientes continuam à espera de atendimento nos corredores do novo PS

Apesar da inauguração do novo prédio Pronto Socorro de Rio Branco, no começo do mês, e o aumento de leitos na unidade os pacientes continuam nos corredores à espera de atendimento. Um velho problema que persiste no cenário, além da lotação das enfermarias e as reclamações de falta de médicos.

Esta semana, uma equipe da ABCTV esteve local e pode constatar a situação em que se encontravam as pessoas que precisaram procurar a unidade em decorrência de problemas de saúde.

Haviam pessoas em macas ou cadeiras espalhadas pelos corredores, uma vez que não há espaço para todo mundo nas enfermarias, onde os acompanhantes deitam-se no chão para descansar. As reclamações não são novas: demora no atendimento e desconforto na espera devido à inadequação das acomodações.

A direção do hospital, justifica a situação com o argumento de sempre: “que a demora nos atendimentos se deve ao fato de que a unidade atende pacientes que deveriam ser tratados em outras unidades e que no PS só deveriam ser atendidos os casos de emergência.”. Sobre a lotação nas enfermarias, foi confirmado que não há leito para todos que ficam nos corredores apenas provisoriamente, mas que o problema já está sendo resolvido com o encaminhamentos dos pacientes que precisam acompanhamento clínico para a Fundação Hospitalar.