Pastor que dizia “curar fiéis” é condenado por estelionato

Religioso cobrava valores altos para prometer curas impossíveis, como reconstrução de seios e reversão de cegueira.

O pastor David Tonelli foi condenado pela Justiça de Mato Grosso do Sul por estelionato religioso após oferecer “milagres” mediante pagamento. Ele afirmava ter superpoderes capazes de reconstruir seios, curar cegueiras, fazer nascer dentes e apagar cicatrizes, cobrando valores que ultrapassavam R$ 1 mil por cada suposta intervenção espiritual.

O caso que levou à condenação ocorreu em 2016, quando uma moradora de Dourados acreditou nas promessas divulgadas em vídeos no YouTube. Convencida de que poderia eliminar cicatrizes de queimaduras nas pernas, ela pagou transporte, alimentação e hospedagem para que David e sua família fossem até Campo Grande. Um sobrinho dela, ainda pré-adolescente, também entregou R$ 100 ao pastor acreditando que se livraria de uma cicatriz.

A denúncia foi apresentada apenas em janeiro de 2025, após conclusão do inquérito da Polícia Civil. Na decisão, o juiz Marcelo da Silva Cassavara afirmou haver evidências claras de que David agiu com dolo ao prometer curas impossíveis, reforçando que a Justiça não cerceia a fé, mas combate o uso dela para obtenção de vantagem ilícita.

David foi condenado a um ano de prisão em regime aberto, além do pagamento de multa e da obrigação de prestar serviços à comunidade. A defesa ainda não se manifestou publicamente e a decisão cabe recurso. Com informações do portal Metrópoles.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre