Os americanos tratam o homem que vence superando dificuldades, com seus próprios esforços, com a expressão que se tornou também conhecida no Brasil: “self made man”. É o homem que se faz. O homem que constrói seu próprio destino.
A frase “self made man” foi criada em 1842 por Henry Clay no Senado dos Estados Unidos para descrever indivíduos cujo sucesso estava dentro deles mesmo, e não fora. Em todas as línguas do mundo, a frase é a mesma, escrita em inglês.
Pedro Dayane é um homem do semiárido nordestino. É um sertanejo, antes de tudo um forte, como disse Euclides da Cunha, sobre os bravos sertanejos do arraial de Canudos, que enfrentaram, apenas com raça e com coragem, forças militares muito superiores às suas.
Nasceu na cidade pernambucana de Granito, e, como outros sertanejos, em razão da calamidade das secas que, periodicamente castigam o Sertão, teve que migrar com sua família constituída dos seus pais e mais 14 irmãos.
Com a família, aos 13 anos de idade mudou-se para o Mato Grosso, e passou a trabalhar na lavoura.
Mas Pedro, agora conhecido como Pedro do Dayane – referência ao supermercado que fundou no Acre – desde muito cedo, revelou talento para a atividade comercial. Revelou intuição para a atividade empresarial. É um empresário intuitivo. Autodidata!
Nessas eleições de 2022 Pedro Dayane é candidato à deputada estadual pelo Republicanos (Acre), e concorre sob o número 10022. Já foi candidato outras vezes, sempre recebendo significativas votações, em razão de reconhecimento que lhe dedicam os acreanos, por tudo que tem feito pelo Estado, gerando emprego e renda.
Ontem, dia 15 de setembro, no Maison Borges, deu-se o lançamento da candidatura de Pedro Dayane ao cargo de deputado estadual. Festa cívica altamente festejada. Alí compareceram, aproximadamente, duas mil pessoas que foram homenagear o candidato que acredita na força do capitalismo gerador de riquezas.
Em seu discurso, como um defensor do agronegócio, tema que tem sido a bandeira principal da candidata à deputada federal Antônia Lúcia, com quem faz “dobradinha”, dentre outros temas, destacou que, em chegando à Assembleia Legislativa, dará todo apoio à agricultura familiar, através da qual a comida chega à mesa dos acreanos.
Como autêntico representante de sua classe (empresarial), destacou que a liberdade é o caminho da prosperidade, e que foi o capitalismo que retirou milhões de pessoas da miséria.
Além da presença da deputada federal Antônia Lúcia, ao evento compareceu a candidata ao Senado Federal Márcia Bittar, e outras lideranças. Pedro apoia Jair Bolsonaro à Presidência da República em razão da eficiência de seu governo liberal!