Na sessão desta terça-feira (14) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Pedro Longo (PDT) destacou importantes avanços na área da saúde e na modernização administrativa do estado. Em visita à Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), o deputado disse que se reuniu com o secretário Pedro Pascoal e representantes do sindicato das drogarias. Juntos, apresentaram uma pauta relevante não apenas para o setor farmacêutico, mas também para outros segmentos, relacionada à vigilância sanitária estadual.
“Pedro Pascoal demonstrou grande proatividade ao comprometer-se a realizar a digitalização de todos os serviços de vigilância sanitária até o final do ano. Isso inclui a simplificação de processos para farmácias, permitindo que relatórios mensais, anteriormente entregues fisicamente, sejam agora submetidos de forma digital. Essa medida visa reduzir a burocracia, especialmente para profissionais em regiões remotas como Jordão e Santa Rosa, por exemplo”, disse o parlamentar.
Ainda segundo o pedetista, o secretário de saúde enfatizou a implementação inicial de um sistema híbrido, beneficiando aqueles sem acesso à informática de qualidade. “Contudo, a meta é ampliar gradualmente para que todos possam optar pelo formato virtual, proporcionando eficiência e agilidade”, complementou.
Outro anúncio relevante, de acordo com Pedro Longo, é a contratação de 458 novos servidores efetivos da Sesacre, provenientes do último concurso, uma demanda pela qual a Aleac havia se manifestado. Esses novos profissionais substituirão os provisórios, reforçando o compromisso com a autonomia do serviço público.
“Além dessa importante contratação, o secretário também comunicou a liberação de 17 milhões para a conclusão do terceiro lote da maternidade, um passo importante em direção a uma instalação moderna e eficiente. Adicionalmente, foram destinados 5.8 milhões para a construção do hospital pediátrico, fortalecendo a infraestrutura de atendimento à saúde no estado. Parabéns ao governo e ao secretário Pedro Pascoal pelos avanços significativos na saúde e na administração pública, promovendo um serviço mais eficaz e acessível à população acreana”, finalizou Longo.