Pesquisa Real Time Big Data: Bocalom e Marcus aparecem tecnicamente empatados na disputa pela prefeitura de Rio Branco

A nova pesquisa da Real Time Big Data, divulgada nesta quarta-feira, 30, pela TV Gazeta, mostra Tião Bocalom (PL), atual prefeito de Rio Branco, com 39% das intenções de voto na consulta estimulada, enquanto Marcus Alexandre (MDB), ex-prefeito, tem 37%. 

Com a margem de erro de três pontos percentuais, ambos estão tecnicamente empatados. O levantamento foi realizado entre 27 e 29 de julho com 800 eleitores de diferentes regiões, faixas etárias, rendas e escolaridades, e possui um nível de confiança de 95%.

Bocalom subiu cinco pontos percentuais em relação à pesquisa de abril, onde tinha 34%. Marcus Alexandre caiu dois pontos, saindo de 39% para 37%. Jenilson Leite (PSB) aparece com 9%, crescendo em relação à pesquisa anterior, onde tinha 1%. Emerson Jarude (Novo) teve uma queda de um ponto, passando de 5% para 4%. Votos brancos e nulos somam 6%, e 5% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.

No cenário espontâneo, 47% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder, e 14% afirmaram que irão anular o voto. Bocalom foi mencionado por 17% dos entrevistados, um aumento de cinco pontos percentuais. Marcus Alexandre foi citado por 15%, um aumento de dois pontos percentuais. Outros citados, com 1% cada, incluem Minoru Kinpara (PSDB), Jenilson Leite (PSB), Emerson Jarude (Novo) e Socorro Neri (PP).

Em um eventual segundo turno, Bocalom e Marcus aparecem empatados com 42% cada. Votos nulos somam 7%, e 9% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos: Bocalom tem 40%, Marcus Alexandre 39% e Jenilson Leite 6%. 7% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre