O senador Ségio Petecão (PSD-AC) participou, nesta manhã de sexta-feira (6), de uma importante reunião na comunidade Vila Verde, na região da Estrada da Transacreana. Informou haverem participado do encontro vários presidentes de sindicatos, de associações e cooperativas dos produtores rurais, além de representantes da Colônia dos Pescadores.
Além dos referidos presidentes, segundo o senador, também participaram vários representantes de comunidades locais, como dona Raimundinha, que representa a comunidade Terra Nova, e os senhores Dariveldo, da comunidade Vila Verde; Afonso, do Ramal Cachoeira; Daniel, da comunidade Centrinho; Tião Tavares, do Jarinal e André, que mora na comunidade Liberdade.
Para a reunião, explicou o senador, foram convidados superintendentes regionais. Dentre eles: Alessandra Ferraz da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Paulo Trindade, do Ministério da Agricultura (Mapa); Marcio Alecio, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Paulo Ximenes, da Pesca e Aquicultura; José dos Santos, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Mauro Marcello, do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar).
Ao abrir os trabalhos, o senador explicou tanto o sentido da reunião quanto o da presença de homens públicos e de técnicos:
“Nossa vinda aqui na comunidade rural é para atender a uma solicitação dessas lideranças que nos convidaram para que pudéssemos ouvir as sugestões e encontrar soluções para as muitas demandas que eles precisam resolver. Além de vir aqui conversar com esses produtores, trouxemos também técnicos de várias áreas para que saibam das necessidades para que, a partir dessa conversa, possamos, juntos, encontrar respostas para os atender em todas as demandas que nos foram apresentadas”.
Destacou, da pauta, assuntos relativos a melhorias para o setor produtivo da região e sobre como ativar políticas públicas eficazes para atender às necessidades desses pequenos produtores da agricultura familiar. Foram discutidos vários temas. Dentre eles, o da aposentadoria rural, o da regulamentação fundiária, o Programa Casas Rurais, além de sobre cursos profissionalizantes para os agricultores.