Ação cumpre mandados em Mato Grosso e investiga empresa suspeita de aliciar brasileiros para o exterior.
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (24), a Operação Travessia, com o objetivo de combater a promoção de migração ilegal de cidadãos brasileiros para o exterior. A investigação é conduzida no Estado de Rondônia e busca desarticular um possível esquema de aliciamento de pessoas.
As apurações tiveram início em julho de 2024, após surgirem indícios de que uma empresa sediada no município de Ji-Paraná (RO) estaria atuando na promoção irregular da saída de brasileiros do país. Com base nas provas coletadas durante a investigação, a Justiça Federal expediu dois mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos na cidade de Sinop, no Mato Grosso.
A ação foi autorizada pela 1ª Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Ji-Paraná (RO) e contou com o apoio de equipes especializadas da PF. Os agentes realizaram buscas em endereços ligados aos investigados, visando reunir mais elementos sobre o possível envolvimento no esquema.
De acordo com a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e de organização criminosa, cujas penas podem chegar a mais de oito anos de prisão.



