PF deflagra três operações contra abuso sexual de crianças e adolescentes em Rondônia

Ações miram posse, compartilhamento e produção de material sexual envolvendo menores nos municípios de Ji-Paraná, Rolim de Moura e Cacoal

A Polícia Federal deflagrou, nos dias 23 e 24 de outubro de 2025, três operações voltadas ao combate a crimes relacionados à aquisição, armazenamento, compartilhamento e produção de material de abuso sexual de crianças e adolescentes, além do crime de estupro de vulnerável. As ações são resultado de três investigações distintas conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal em Ji-Paraná (RO).

Em duas das investigações, foram reunidos indícios de que duas pessoas, residentes em Rolim de Moura e Cacoal, estavam envolvidas na posse e divulgação de material de abuso sexual infantojuvenil na internet. Na terceira investigação, outro suspeito, morador de Rolim de Moura, teria produzido e compartilhado esse tipo de material, além de, em tese, cometer o crime de estupro de vulnerável.

Com base nas provas obtidas, a Polícia Federal solicitou judicialmente as medidas cabíveis, resultando na expedição de dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária.

A PF alerta que, embora a legislação brasileira utilize o termo “pornografia” para esses casos (art. 241-E da Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente), a comunidade internacional recomenda o uso de termos como “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, para dar a real dimensão da violência infligida às vítimas.

Além disso, a Polícia Federal reforça a importância de pais e responsáveis monitorarem e orientarem os filhos, tanto no mundo virtual quanto no físico. Conversar sobre os perigos da internet, acompanhar o uso de redes sociais e aplicativos, identificar mudanças de comportamento e ensinar crianças e adolescentes a reagir a contatos inadequados são medidas essenciais para prevenção e proteção contra abusos sexuais.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre