Pix Automático passa a ser obrigatório e promete substituir boletos e débito automático

Nova modalidade deve beneficiar milhões de brasileiros e simplificar pagamentos para empresas e prestadores de serviço.

O Pix Automático passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira (13), marcando uma nova fase no sistema de pagamentos instantâneos do país. A ferramenta, que havia sido lançada em caráter opcional em junho, foi desenvolvida para permitir que o usuário autorize pagamentos periódicos a empresas e prestadores de serviços, como microempreendedores individuais (MEIs), com débito automático na conta.

De acordo com reportagem de Wellton Máximo, da Agência Brasil, o Banco Central estima que a novidade possa beneficiar até 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito, além de simplificar cobranças para empresas que, até então, precisavam de convênios específicos com cada banco para oferecer débito automático. Agora, bastará solicitar a adesão ao banco onde possuem conta.

O Pix Automático poderá ser usado para o pagamento de contas de consumo, mensalidades escolares, assinaturas digitais, academias e outros serviços recorrentes. A medida substitui gradualmente o débito automático e os boletos tradicionais, tornando o processo mais ágil e acessível.

O Banco Central também estabeleceu regras rígidas de segurança, exigindo que as empresas estejam ativas há mais de seis meses e passem por verificações cadastrais e de histórico financeiro antes de oferecer o serviço, com o objetivo de evitar fraudes e golpes virtuais.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre