“Podemos considerar hoje que nós vivemos em uma situação de escravidão”, diz morador da Resex Chico Mendes

Nesta quinta-feira, 19, após uma visita à Reserva Extrativista Chico Mendes, os senadores da CPI realizaram uma audiência pública em Epitaciolândia, onde ouviram o presidente da Associação de Moradores e Produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes em Epitaciolândia e Brasiléia (Amopreb), Romário Campelo, um morador nativo da Reserva Chico Mendes. 

Durante seu depoimento, ele desabafou sobre a difícil situação enfrentada há anos na Resex: “Estamos tendo a oportunidade histórica de receber o Senado Federal em Epitaciolândia para ouvir os Extrativistas”, disse.

“Podemos considerar hoje que nós vivemos em uma situação de escravidão. Nós estamos subordinados a fatores que nos limitam e tiram nossos direitos”, declarou.

Ele também relatou uma operação do ICMBio, em parceria com a Força Nacional e a Polícia Federal: “Colocou um pai de família, que tá lá dentro da reserva, muito antes da criação da Resex, sob a mira de um fuzil L-47”.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre