Polícia Civil apreende dinheiro, celulares em investigação sobre desvio de medicamentos no Acre

Ação é desdobramento de operação que investiga rede criminosa responsável por retirar insumos da saúde pública para venda ilegal

A Polícia Civil do Acre (PCAC) deu continuidade, na manhã desta quarta-feira (7), às investigações sobre o desvio de medicamentos e insumos hospitalares da rede estadual de saúde, com o cumprimento de mais dois mandados de busca e apreensão em Rio Branco. A ação integra uma operação que apura a atuação de uma rede criminosa envolvida na retirada ilegal de medicamentos do sistema público para comercialização clandestina.

Durante as diligências, os investigadores apreenderam aparelhos celulares com mensagens que reforçam as provas do esquema criminoso, além de mais de R$ 20 mil em dinheiro em espécie, moedas estrangeiras, incluindo dólares americanos, dólares canadenses e bolivianos e uma ampola de morfina, medicamento de uso controlado.

Essa nova etapa da operação é um desdobramento direto da ação realizada na última segunda-feira (5), quando a Polícia Civil localizou uma residência na capital onde foram encontrados grandes volumes de medicamentos armazenados em caixas. O material apreendido à época foi suficiente para preencher a carroceria de dois caminhões de médio porte, incluindo remédios oncológicos e outros insumos hospitalares de alto custo.

De acordo com o delegado Igor Brito, responsável pelas investigações, novas medidas judiciais não estão descartadas. Já o delegado-geral da PCAC, José Henrique Maciel, destacou que o objetivo é desarticular toda a cadeia criminosa. “Estamos tratando de medicamentos que deveriam chegar gratuitamente à população. Esse tipo de crime impacta diretamente a saúde pública, e todos os envolvidos serão responsabilizados”, afirmou. As investigações seguem em andamento.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre