Coluna 'Você sabia?'

Por que algumas pessoas estão dizendo que a Terra é plana?

Por que algumas pessoas estão dizendo que a Terra é plana?

O que Albert Einstein e Isaac Newton têm em comum? Você provavelmente vai dizer que os dois são cientistas renomados, isso é verdade, mas a minha resposta seria que eles devem estar se remoendo no túmulo nesse momento. Imagina todo o trabalho de uma vida inteira das mentes mais brilhantes que já passaram por esse plano sendo refutado por uma teoria de conspiração que tem ganhado cada vez mais força na internet? Se você acessa redes sociais, já deve ter se deparado em algum momento com algum artigo que afirma que a Terra é plana e não redonda, ou seja, tem um formato de um disco de vinil flutuante onde o sol e a lua são bem menores que a Terra e giram ao nosso redor. Acontece que a ideia de que a Terra é um disco de vinil existe bem antes mesmo de o próprio disco de vinil existir e remontam os tempos da antiguidade.

O terraplanistas que não tinham internet

Quando o homem descobriu a agricultura e deixou sua vida nômade para ser sedentário, passou a não precisar ocupar todo o seu tempo procurando por alimentação e com isso ganhou tempo para refletir sobre suas origens e sua existência, uma das principais questões passou a ser o que seria esse grande mundo em que vivíamos. Sem as ferramentas que temos hoje o conhecimento humano sobre o nosso planeta era resumido a terra e água, foi assim que nos pensamentos primitivos na Mesopotâmia e no Antigo Egito o mundo era retratado como um disco flutuando no oceano. Mais na frente os hebreus também compartilhavam dessa crença, pois imaginavam a Terra sendo como um disco flutuando nas águas com uma grande base em formato de arco a que chamavam de firmamento separando a terra e o céu e dentro dessa cúpula, o sol, a lua e as estrelas estariam todas embutidas.

Claro que um dia alguém iria descobrir que o universo não era apenas esse infinito de água, a ideia de que a Terra seria na verdade redonda começou com o matemático Pitágoras no século VI a.C. que percebeu que as estrelas mudam de posição dependendo do lugar em que você estiver, a observação de Pitágoras foi sustentada pelo grande filósofo Aristóteles também por meio de observações e finalmente foi comprovada por Eratóstenes, um egípcio de origem grega há cerca de dois mil anos quando visitou a cidade de Siena no Egito – hoje se chama Assuão – ele observou que no verão ao meio-dia não haviam sombras verticais, percebeu que isso acontecia porque o sol estava exatamente acima de sua cabeça e começou a observar a posição da sombra nos outros horários, quando viajou para a cidade de Alexandria, fez a mesma experiência e deu certo. Com esse experimento simples Eratóstenes concluiu que uma coisa era certa, com essa curvatura mesmo estando em lugares diferentes, a Terra só poderia ser redonda.

A Terra é redonda e os navios podem comprovar

Se você for a um porto e ficar literalmente a ver navios, olhando para a linha do horizonte você vai observar que quando um navio aparecer mostrará primeiro o seu mastro e só depois ele se mostrará totalmente, o que prova que o horizonte na verdade seria a curvatura da Terra, coisa que não existiria se ela fosse reta. Outra evidência é o fato de que o navegador português Fernão de Magalhães iniciou em 1519 uma volta ao redor da Terra quando saiu da Espanha em sua caravela e ao navegar sempre na mesma direção a caravela conseguiu retornar ao seu ponto de partida em 1522 (sem Magalhães que acabou falecendo durante a expedição), fato que também só seria possível se o planeta fosse esférico.

Se foi comprovado, por que há tantas pessoas que insistem que a Terra é plana?

Essa pergunta poderia ser respondida com um simples ¨eu não sei¨, afinal tudo parece muito lógico. Mas acredite, essa teoria vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo inteiro, somente uma página no Facebook em língua portuguesa já conta com mais de cem mil seguidores. De forma geral, o terraplanismo moderno aceita a ideia de que existe um espaço sideral, mas a Terra teria na verdade um formato plano sendo sua borda protegida por uma imensa muralha de gelo, que seria uma das explicações para que a Antártida seja tão protegida pelas autoridades, pois ela seria uma prova cabal de que o planeta acaba ali.

Mas qual seria a razão das autoridades quererem esconder a verdade sobre a forma do planeta? Segundo os terraplanistas tudo faz parte de um plano da NASA, a agência espacial americana, para ter poder econômico e supremacia sobre outras culturas, com isso, o terraplanismo descarta completamente que as missões espaciais possam servir de prova de que a Terra não é um disco, pois seria tudo produções cinematográficas.

A teoria da Terra Plana além de questionar a forma geométrica do planeta, também põe à prova o modelo heliocêntrico de Nicolau Copérnico, a Lei da Gravitação Universal de Isaac Newton, a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein e as Leis do Movimento Universal de Johannes Kepler. A convicção é tão grande que em 2004 criaram a Sociedade da Terra Plana, que foi a principal responsável por divulgar a teoria conspiratória na internet e atualmente planejam fazer um grande cruzeiro em 2020 para chegar até a borda do planeta e provar sua teoria, mas – alerta de spoiler – há um grande risco de eles não conseguirem.