Por videoconferência General Santos Filho, do DNIT e Antônia Lúcia Câmara discutem construção da estrada de Cruzeiro do Sul para Pucallpa, no Peru

Conforme noticiado pela redação do Diário do Acre, nesta quarta-feira, 15, a Missionária Antônia Lúcia Câmara (Republicanos), esteve cumprindo extensa agenda em Brasília para tratar da Marcha Para Jesus. Antônia Lúcia conversou pessoalmente com o presidente da república, Jair Bolsonaro (PL), e aproveitou o ensejo para conversar com o presidente sobre a estrada Cruzeiro do Sul – Pucallpa.

Segundo a deputada federal (1ª suplente), a nova estrada que deve ligar o Acre ao Peru parte de um mandamento constitucional, a Integração Latino Americana: “A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações”, diz a constituição em seus parágrafo único do Art 4°.

Essa integração será feita de forma multimodal, via estradas, e por vias aéreas. Bolsonaro reputou extrema importância ao projeto e remeteu Antônia Lúcia diretamente ao ministro da Infraestrutura. Marcelo Sampaio, substituto de Tarcísio Gomes de Freitas, contatou Antônia diretamente com o General Santos Filho, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Na manhã desta quinta-feira, 16, por videoconferência, a deputada Antônia Lúcia, o advogado e articulador do Instituto Liberal do Acre, Valdir Perazzo Leite; o jovem empresário Rodrigo Pires, membro da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre e o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional, Luiz Felipe Aragão, interagiram com o General Santos Filho – a conversa transcorreu com todos relatando a importância da estrada para o desenvolvimento do Acre e a integração Brasil-Peru, isto é, a estrada irá facilitar que os produtos agrícolas brasileiros cheguem aos portos do Peru.

Valdir Perazzo, Antônia Lúcia, Rodrigo Pires e Luiz Felipe durante a videoconferência com o General Santos Filho – Foto: Reprodução

O General ouviu atentamente Antônia Lúcia e os demais participantes e já propôs uma agenda em Brasília, sob a liderança da deputada, para tratar do assunto, principalmente para saber do andamento do projeto e da viabilidade técnica para a construção da estrada. Santos Filho garantiu o interesse do Governo Federal na realização da obra. 

Ao final da conferência, Antônia Lúcia fez uma avaliação do que foi tratado com o General e estabeleceu outras pautas para deixar o assunto em discussão no estado. Antônia dará entrevistas sobre o tema com a participação da população para esclarecer eventuais dúvidas. A deputada também cogita a realização de um evento em Rio Branco, com a participação de todos os municípios do Acre para discutir a pauta. 

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre