“Precisamos olhar para o policial que está na ponta”, diz Arlenilson ao defender prioridade para a segurança pública na LOA

Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Arlenilson Cunha (PL) defendeu que a segurança pública receba atenção prioritária na Lei Orçamentária Anual (LOA), considerada por ele a principal matéria em discussão no Parlamento. O parlamentar destacou que o orçamento define arrecadação, despesas fixas e o planejamento do uso dos recursos públicos, razão pela qual avaliou ser essencial garantir investimentos adequados para as forças responsáveis pela proteção da população.

Integrante da carreira da segurança pública, Arlenilson Cunha reconheceu os esforços do governo do Estado em investimentos estruturais, equipamentos e na execução do Fundo Nacional de Segurança Pública, mas ressaltou que ainda é necessário avançar no cuidado com o efetivo humano. Segundo ele, policiais militares, civis, penais, agentes do Instituto Socioeducativo e servidores do Detran atuam diariamente na linha de frente do combate ao crime e precisam ser contemplados com políticas de valorização. “Nós precisamos olhar não apenas para a infraestrutura, mas para o policial que está na ponta, nas unidades prisionais, nas ruas, nas delegacias e nas unidades socioeducativas”, afirmou.

O deputado também listou pautas específicas das categorias, como a necessidade de revisão das carreiras da Polícia Militar, que, segundo ele, sofrem com achatamento ao longo do tempo, o retorno do plano de valorização anual da Polícia Civil e o descongelamento da titulação para policiais militares e penais. Além disso, cobrou a retomada do debate sobre um projeto de lei que trata da chamada “desoneração do banco de horas”, mecanismo que, de acordo com Arlenilson, poderia melhorar a organização das escalas e a valorização do trabalho dos profissionais da segurança. Ao encerrar, ele conclamou a Mesa Diretora e os demais parlamentares a incluírem essas demandas na discussão orçamentária, defendendo que investir no servidor é investir diretamente na segurança do cidadão acreano.

Da redação do Diário do Acre, com informações de Andressa Oliveira, da Agência Aleac. Foto de capa: Sérgio Vale.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre