Um imprevisto no fornecimento de água causou transtornos em mais de 60% da população de Rio Branco. O problema surgiu na rede principal que transporta água da Estação de Tratamento de Água (ETA) I, afetando áreas como São Francisco, Placas e Horto Florestal.
Segundo Segundo o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), a interrupção foi inevitável devido a uma falha em uma rede antiga, sobrecarregada, pelo peso adicional das construções urbanas antigas sobre ela. Apesar dos esforços para manter o abastecimento durante os reparos, a situação exigiu a paralisação total da ETA I que cedeu devido ao peso excessivo.
Durante essa terça-feira (12), as equipes trabalharam para restaurar completamente a área afetada, evitando desperdício de água e minimizando o impacto na comunidade local. A previsão é de que o sistema de abastecimento seja totalmente restabelecido no menor tempo possível para dar alívio aos moradores de Rio Branco.
O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, disse que esse tipo de correção na rede é nessessária para evitar transtornos maiores.
“Acabamos de fazer a correção, vamos retapar aqui o buraco com o material, logo em seguida também asfaltar e deixar pronto para que não gaste mais água. A gente perde pressão na rede, perde água queira ou não. Tínhamos que arrumar, então fizemos logo para poder evitar uma problema maior no futuro”.