Prefeitura continua serviço de instalação das tampas de drenagem em Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), lançou no mês passado o Programa “Drenagem Segura”, com o objetivo de promover a segurança e o bem-estar para quem transita pelas ruas da cidade.

A iniciativa consiste na fabricação e instalação de tampas de drenagem em toda a extensão das vias da capital, visando prevenir acidentes e melhorar a infraestrutura urbana. Segundo informações divulgadas pela SMCCI, o programa contempla inicialmente a produção de mil tampas, priorizando as vias estruturantes.

Até o momento já foram implantadas 45 só na Avenida Chico Mendes, onde também foram realizadas limpeza e reconstrução das caixas de drenagem danificadas. A instalação das tampas é feita sob medida, levando em consideração a pressão necessária para garantir sua fixação adequada. Além de evitar acidentes, a iniciativa contribui para a prevenção de entupimentos nos sistemas de esgoto, minimizando transtornos durante períodos de chuvas intensas, como vem ocorrendo com frequência na cidade. Exemplo disso é a rua Guanabara, bairro Aeroporto Velho. No local as equipes da secretaria já retiraram, 4 toneladas de entulhos de dentro dos bueiros.

“Foram em torno de três caçambas cheias de entulhos que estavam dentro das caixas de drenagem, tinha até uma bicicleta dentro da caixa. São inúmeros objetos jogados na beira da rua e que escorre para a sarjeta quando vem a chuva. Com as tampas e com as grades, que são colocadas na entrada da boca de lobo, vai melhorar bastante a entrada de lixo na rede”, destacou o gerente operacional da SMCCI, Ylter Holanda.

A população é a grande beneficiada pela ação, que proporciona mais segurança, especialmente para idosos e crianças, evitando quedas e acidentes nas caixas de drenagem. A dona de casa Joseima Nobre fez um agradecimento ao trabalho da prefeitura de Rio Branco.

“Muito bom o trabalho da prefeitura sendo realizado. Toda vez que chovia, os esgotos alagavam era terrível. Além do mau cheiro muito surto de dengue aqui esses dias”.

Para o secretário da SMCCI, Joabe Lira, a iniciativa representa um avanço significativo, uma vez que contribui para evitar o acúmulo de entulhos e resíduos nos sistemas de drenagem e se destaca como uma importante medida para aprimorar a qualidade de vida dos moradores, promovendo um ambiente urbano mais seguro principalmente para os Idosos e as crianças.

“Já vimos relatos de pessoas, idosos, crianças que caíram dentro dessas caixas de drenagens devido à falta de tampa. Então, estamos fazendo esse serviço muito importante e, para nós que trabalhamos com limpeza pública, também é bom, pois vai evitar com que os entulhos acabem retornando para essas caixas de drenagem, entupidos os esgotos e causando esses transtornos que a gente sabe que acontece nas enxurradas.”

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre