Prefeitura de Cruzeiro do Sul atuará com força-tarefa e terá participação ativa na Expoacre Juruá 2025

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul será uma das grandes parceiras na realização da 20ª edição da ExpoAcre Juruá, que acontece de 1º a 6 de julho no espaço de eventos Orleir Cameli, no Estádio Arena do Juruá. Organizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura e a Associação Comercial do município, a feira promete ser a maior da história da região, reunindo negócios, cultura, entretenimento e fomento econômico.

Na manhã desta segunda-feira, 30, o prefeito Zequinha Lima visitou o local da exposição, acompanhado do coordenador do evento do Governo do Estado, Mario Neto, e destacou a importância do evento para a economia regional.

“Eu diria que, nesses 20 anos de Expo Juruá, essa será a maior exposição que o Juruá já viu. A economia está crescendo, temos hotéis com reservas esgotadas há mais de 30 dias, casas e chácaras alugadas, fluxo intenso de pessoas e veículos. Por isso, estamos reforçando também as ações educativas de trânsito. É um momento de festa, de confraternização e queremos garantir que tudo ocorra com segurança”, afirmou o prefeito Zequinha Lima.

Além da infraestrutura e apoio logístico, a Prefeitura estará presente com standes de diversas secretarias, como Agricultura, Saúde, Cultura e Desenvolvimento Econômico. Também haverá a divulgação do Festival da Farinha, que a Prefeitura vai realizar de 27 a 30 de agosto.

O Coordenador do evento, Mário Neto, diz que a parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul é importante para a realização da feira.

“Hoje tivemos a reunião com o pessoal da segurança, vigilância sanitária, trânsito, tudo. Estamos com a parceria da prefeitura, a Associação Comercial também que tem nos apoiado bastante pra gente fazer uma grande festa para a população de Juruá”, falou.

Ações integradas para garantir segurança, limpeza e organização

A Prefeitura vai atuar de forma integrada e intensiva durante a Expoacre Juruá 2025, reunindo diversas secretarias e setores para garantir o bom andamento, segurança, limpeza e organização do evento. A ação envolve principalmente a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, o Setor de Limpeza Pública e a Divisão de Vigilância Sanitária, além da participação direta de todas as demais secretarias municipais, que estarão expondo seus projetos e ações à população.

Apoio ao Trânsito e Transporte Público

De acordo com o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Jonas Lima, todo o planejamento da mobilidade urbana para o evento já foi finalizado, em conjunto com o Detran e a Polícia Militar. A Prefeitura atuará como parceira estratégica no apoio às forças de segurança viária, com foco na organização do fluxo de veículos e no funcionamento do transporte coletivo durante os dias de festa.

“Além do trânsito em si, vamos organizar e operacionalizar o transporte público de forma eficiente. Os permissionários cadastrados na Prefeitura terão um espaço adequado e exclusivo, com rota própria, estabelecida nas imediações do Sesc”, destacou Jonas Lima.

O esquema de trânsito prevê a separação entre veículos particulares e transporte público. Ao se aproximarem do Sesc, os veículos particulares deverão seguir pela faixa da direita para acessar os estacionamentos, enquanto os transportes públicos seguirão pela faixa da esquerda até uma rotatória exclusiva em frente ao parque de exposições. O trânsito será coordenado por cerca de 25 servidores municipais a cada noite de evento, entre fiscais, orientadores de estacionamento e educadores de trânsito.

“Teremos educadores no local orientando o público, distribuindo panfletos e levando uma mensagem de conscientização. A Prefeitura estará com todo o seu efetivo apoiando o Detran, que é o órgão com circunscrição sobre a via”, reforçou o secretário.

Limpeza Pública Reforçada

O chefe do setor municipal de limpeza, Fábio Filho, enfatiza que os trabalhos de limpeza pública já começaram e se estendem da área da Expoacre até a setor de fiscalização rodoviária da Polícia Militar. Nas noites do evento, uma equipe fará a varrição e recolhimento de resíduos dentro e no entorno do parque de exposições.

Além disso, será utilizada a vassoura mecânica para garantir a limpeza das vias públicas próximas. “A operação contará com aproximadamente 50 trabalhadores, entre servidores diretos e prestadores de serviço, assegurando que o ambiente se mantenha limpo e organizado durante todos os dias de programação”, destacou.

Fiscalização Sanitária Rigorosa

A Divisão de Vigilância Sanitária Municipal também estará presente com atuação diária na ExpoAcre Juruá 2025. Conforme explicou a coordenadora do setor, Nazaré Brito, a equipe será composta por um chefe de divisão, cinco fiscais sanitários e um motorista a cada noite do evento.

A Vigilância Sanitária fiscalizará todos os pontos que ofertarem alimentos e bebidas, garantindo o cumprimento das boas práticas de higiene, conservação, manipulação e armazenamento dos produtos. Também será verificada a qualidade da água e do gelo utilizados na preparação de bebidas.

A organização do evento contará com material informativo sobre a atuação da Vigilância Sanitária, disponível para conhecimento dos expositores e do público em geral. Entre as principais exigências sanitárias aos empreendedores estão:

• Uso de uniforme completo, limpo e de cor clara.

• Boas práticas de asseio pessoal e manipulação de alimentos.

• Armazenamento correto e coberto dos alimentos.

• Utilização de água potável para todas as preparações.

• Manutenção de molhos e condimentos em temperatura adequada.

• Proibição de manipulação simultânea de alimentos e dinheiro.

• Descarte adequado de resíduos em lixeiras com pedal e uso de sacos plásticos.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre