Prefeitura de Cruzeiro do Sul capacita beneficiários do programa de Piscicultura Sustentável

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o governo do Estado, estão fazendo mais de 350 tanques de piscicultura e garantindo os alevinos para os produtores do município. E agora a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento – Semapa, está capacitando os produtores para evitar perdas nas propriedades e proporcionar uma criação adequada dos peixes.

A Semapa iniciou neste sábado, 8, no Ramal São Francisco, o curso de capacitação para os beneficiários do programa de Piscicultura sustentável. O curso garante ao produtor/piscicultor noções básicas de trato inicial após a abertura do tanque, como os aspectos químicos e físicos da água, quantidade de ração e orientações para que ele possa iniciar sua piscicultura de subsistência familiar e comercial.

“Um privilégio e um momento histórico para a comunidade do São Francisco”, assim enfatiza a produtora Cristina Oliveira, moradora do Ramal São Francisco. “Antes, sempre que queríamos aprender algo, gastávamos para ir até a cidade. E hoje toda equipe está aqui, nos capacitando para cuidarmos da nossa criação de peixes. Estou muito feliz porque agora eu tenho ideia de como criar sem perder. Só tenho a agradecer à Prefeitura de Cruzeiro do Sul”, pontuou.

O instrutor do curso, o engenheiro Claudio Clemente, diz que o objetivo é evitar perdas na criação de peixes. “Passamos para o produtor informações básicas para ele não ter problema com a água e sua criação futuramente. Abrir os tanques é um investimento grande, o produtor investe seu tempo no tanque, e para ele ter um resultado satisfatório, a nossa equipe está aqui para que eles produzam muito, com boa qualidade, sem perda nenhuma”, pontua.

“Ver o curso chegar até aqui é um sonho realizado. O prefeito Zequinha trouxe os tanques de forma gratuita e  hoje estamos em comunidade sendo capacitados, para sabermos cuidar do nosso tanque. Esse curso traz conhecimento dentro daquilo que precisamos trabalhar. Essa é a primeira vez que recebemos esse tipo de curso direto na comunidade. Se fossemos fazer na cidade, gastaríamos tempo, dinheiro, deslocamento, e a equipe vindo até aqui, também é uma forma de economizar. Estamos todo mundo aqui hoje decidido a aprender, abraçaram a equipe e estão interessadas, graças a Deus e Zequinha”, afirma o líder da comunidade, seu “Chaguinha”.

Genilson Coelho que faz parte da primeira turma beneficiada na comunidade afirma que, com os ensinamentos, terá sucesso na criação de peixes. “Esse é um curso muito importante porque a gente sabia como criar peixe, mas não desse jeito e agora vamos poder prosperar e criar com mais qualidade. Além disso, gastaríamos mais de 200 reais para fazer um curso assim na cidade, e hoje temos na porta de casa”, acrescentou.

Economia de R$ 12 mil

Com a máquina dentro da propriedade já abrindo seu tanque, seu Francisco dos Santos demonstra felicidade por ter sido contemplado com o programa. “Prefeito Zequinha eu estou muito agradecido com esse tanque que mandou aqui, grande importância para mim que crio peixe, além disso hoje estou vendo o curso na escola aqui com a comunidade aprendendo a cuidar e criar melhor. Muito obrigado prefeito Zequinha, pois se eu fosse fazer um tanque desse tamanho gastaria em média 12.000 R$ e eu não tenho condição, muito obrigado”, contou ele.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre