Prefeitura de Cruzeiro do Sul oferta curso e apoio técnico para piscicultores

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, está ofertando o curso de capacitação de manejo na piscicultura para 20 produtores do Ramal 11. O prefeito Zequinha Lima participou do evento. Ao todo, mais de 400 famílias, que já receberam os tanques, também serão contempladas com a ação em toda a área rural.

De acordo com o engenheiro florestal da Secretaria de Agricultura, Cláudio Clemente, o curso aborda três eixos principais: qualidade da água, densidade de estocagem e alimentação. Cláudio explicou a importância da capacitação, destacando que os piscicultores já estão com os tanques prontos, mas precisam ser orientados sobre os cuidados iniciais. “Estamos aqui para orientar sobre os tratos iniciais, a qualidade da água, a densidade de estocagem e a alimentação. Nos tratos iniciais, é fundamental plantar grama nas bordas dos tanques para evitar erosão,” explicou Cláudio.

Além disso, ele enfatizou a importância de manter a qualidade da água, relacionando a quantidade de ração com a quantidade de peixe. “Com as orientações preliminares, quando os peixes chegarem, os piscicultores já saberão a quantidade de ração que precisam usar e como manter a qualidade da água,” acrescentou Cláudio. Ele também mencionou que esses cursos continuarão a ser realizados todos os finais de semana em diferentes localidades até o final do ano.

Ibermã Cordeiro Batista, conhecido como Ibernon, destacou a importância da iniciativa para a comunidade. “Era um sonho que a gente tinha, que estava muito difícil de acontecer. O prefeito Zequinha Lima olhou para nós, enxergou a gente, e graças a Deus quase todo mundo aqui tem um tanque. Vamos criar peixe, melhorar nossa alimentação e a economia também. Sem essa capacitação, a gente ia criar de qualquer forma. Agora hoje aprendemos muito e vamos criar dentro das regras que foram passadas pra nós,” afirmou. Para ele, a expectativa é alta, e ele está otimista com o futuro da piscicultura na comunidade.

Ana Maria Rodrigues da Silva, também contemplada com um tanque, expressou sua alegria e gratidão pela iniciativa. “Para mim é tudo, porque é uma das coisas mais importantes na vida: saúde e alimentação. Como sou mãe de quatro filhos, fiquei muito feliz, até chorei quando soube que fui contemplada,” compartilhou Ana Maria. Ela também destacou a importância da capacitação e o impacto positivo que teve.

“Esses técnicos são pessoas de Deus, capacitados, pacientes e humildes. Quero ser uma das melhores piscicultoras da BR,” afirmou Ana Maria com entusiasmo.

Francisco Vieira Lopes, conhecido como Chico Preto, que vive há 37 anos no Ramal 11, também expressou sua gratidão pela iniciativa. “Nunca tive uma ajuda de prefeito nenhum aqui dentro. Chegou um açude, uma máquina de pelar arroz, um tobata e uma roçadeira. Nunca tivemos condições de fazer isso por nossa conta, e agora recebemos esse benefício gratuitamente,” relatou Chico Preto.

Ele também destacou a importância da gestão atual e sua esperança de que mais benefícios venham. “Estou muito agradecido pelo que foi feito e espero que na nova candidatura ele seja bem votado para que possamos receber mais benefícios,” afirmou Chico Preto.

O prefeito Zequinha Lima ressaltou a importância da capacitação como parte essencial do processo de implementação dos tanques. “Aqui na região da Santa Luzia, já fizemos em torno de 130, 140 tanques, dentro daquele padrão 20 por 40. Mas não basta só fazer o tanque, porque as pessoas também não têm o conhecimento de como criar. Nossa equipe de técnicos vem na comunidade, reúne todos aqueles que foram contemplados com o tanque e oferece um curso de uma manhã inteira. Hoje estamos encerrando mais um curso aqui no Ramal 11,” explicou o prefeito. Ele destacou a participação das mulheres no curso e a preparação dos produtores para iniciar a criação de peixes. “Depois que colocar os alevinos, nossa equipe fará todo o acompanhamento do processo, desde o início até a fase final, para garantir que o produtor rural não tenha prejuízos,” concluiu Zequinha Lima.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre