Prefeitura de Cruzeiro do Sul retoma Programa Oftalmológico Olhar de Carinho neste mês de janeiro

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com o Instituto Progresso Amazônia, retoma neste mês de janeiro o Programa Oftalmológico Olhar de Carinho, uma das maiores ações de saúde ocular já realizadas no município. Os atendimentos acontecerão nos dias 30 e 31 de janeiro, na Unidade de Saúde Jesuíno Lins, localizada no bairro do Alumínio. Nesta etapa, o foco será a realização de cirurgias oftalmológicas, incluindo procedimentos de maior complexidade, que exigem equipamentos e profissionais especializados.

O Programa Olhar de Carinho conta com o apoio do deputado federal Eduardo Veloso, responsável pela destinação de emendas parlamentares que viabilizam a execução da ação. As equipes de profissionais realizam desde procedimentos mais comuns, como cirurgias de catarata e pterígio, até intervenções de maior complexidade, ampliando o acesso da população aos serviços especializados de saúde ocular.

Como funciona

O Programa Olhar de Carinho é aberto a toda a população de Cruzeiro do Sul e possui caráter contínuo. Para ter acesso aos atendimentos, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, onde passará por consulta com o médico clínico da unidade.

O secretário de saúde Marcelo Siqueira pontuou sobre o funcionamento. “Após a avaliação, o médico identifica se o paciente atende aos critérios necessários para o encaminhamento. Caso haja indicação, o usuário é direcionado para a consulta oftalmológica, por meio do Sistema de Regulação (SISREG). Após o cadastro no SISREG, o paciente permanece aguardando e, posteriormente, recebe uma ligação da equipe de saúde, com as orientações e o encaminhamento para a consulta com o oftalmologista. A partir dessa avaliação especializada, são definidos os próximos passos do atendimento”, enfatizou Siqueira.

Quando a necessidade for apenas correção visual, o paciente recebe a receita e, em breve, também terá acesso à distribuição gratuita de óculos. Nos casos em que há indicação cirúrgica, o tipo de procedimento é identificado e o atendimento é devidamente agendado, conforme a complexidade e a disponibilidade da equipe médica.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre