Com envolvimento de todas as secretarias, a Prefeitura de Rio Branco, vem prestando atendimento às famílias afetadas pela enchente dos igarapés e pelo Rio Acre. Na última medição feita pela Defesa Civil Municipal, ao meio-dia desta segunda feira (26), o nível do manancial estava em 16 metros.
Até o momento, mais de 14 mil famílias foram atingidas. Dessas, aproximadamente 260 estão nos abrigos montados em cinco escolas e também no Parque de Exposições, no Segundo Distrito da capital.
O trabalho no parque é intenso na construção dos boxes para acomodar as famílias.
“Já construímos mais de 70 boxes e hoje a meta é de 60 boxes porque já temos dez famílias esperando esses boxes que estamos fazendo. E com essa situação nós temos que apressar aqui com a equipe, que é uma equipe excelente, que está desde sábado aí na construção desses boxes para as famílias”, disse o supervisor operacional Aurélio Azevedo.
A doméstica Caline Lima e a família chegaram ao Parque de Exposições na tarde desse domingo (25), vindos do bairro da Habitasa. Ela falou sobre o acolhimento e atendimento que vem recebendo das equipes da prefeitura.
“Graças a Deus o tratamento está sendo ótimo, fomos recebidos ontem de madrugada, todos muito atenciosos, os bombeiros, os meninos que recepcionam a gente, acolheram as coisas direitinho. Estamos gratos pelo acolhimento de todos”. Tudo certo, a alimentação tudo ok, e até agora está tudo maravilhoso”, disse.
O ajudante de pedreiro Francisco Araújo, que chegou com a esposa e o filho do bairro São Francisco, também contou que desde que chegou ao Parque de Exposições, na tarde de domingo, foi muito bem recebido e elogiou o trabalho da prefeitura.
“Nos receberam muito bem e as nossas coisas estão todas bem guardadas. Estamos sendo bem tratados e com alimentação. Graças a Deus está tudo tranquilo”.
Como as próprias famílias relatam, além da estrutura física montada, também tem a parte da alimentação. O Restaurante Popular, por exemplo, está sendo usado para o preparo de todas as refeições: café da manhã, almoço e jantar. Uma média de 1.800 refeições são preparadas, por dia.
“Nós estamos fazendo as refeições de acordo com a demanda, devido a enchente ou acréscimo. Todos os dias esse número está aumentando. A nossa primeira demanda, onde a gente ficou o dia inteiro atendendo, foi no último sábado (24), com a produção de mais de 750 refeições. No domingo já subiu para mais de 550 refeições, e nesta segunda-feira (26), mais de 1.800 refeições”, explicou a coordenadora do Restaurante Popular, Márcia Andreotti.
Ivan Francisco, diretor de Assistência Social da SASDH, diz que é uma determinação do prefeito da capital, Tião Bocalom, oferecer o maior conforto possível às famílias afetadas pelas enchentes.
“Estamos seguindo todas as orientações do prefeito, atendendo bem o povo, para dar o mínimo de dignidade. Já entregamos kit de higiene pessoal, estamos servindo café da manhã, almoço e jantar. Nesta segunda teremos uma grande programação da FGB com as crianças. Temos um público muito grande de crianças, um cuidado especial aos idosos. E a alimentação está sendo fornecida pelo Restaurante Popular, passada pela equipe de nutricionistas, toda uma equipe composta para que a gente possa dar uma alimentação saudável. É um acolhimento, em especial às famílias, que neste momento passam por uma situação tão difícil no nosso município e nós, aqui seguindo a orientação expressa do prefeito que é dar uma dignidade e um acolhimento total às pessoas aqui com bastante carinho”.