A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), tem buscado atender da melhor forma a população da zona rural. Por isso, neste sábado (25), a equipe do Programa Saúde Itinerante na Comunidade levou todos os atendimentos para o km 80 na Transacreana.
Os serviços foram ofertados na escola estadual Major João Câncio, sendo eles: consulta médica e de enfermagem, odontologia, PCCU, pré-natal, planejamento familiar, teste rápido, aferição de pressão, teste de glicemia e vacinação.
“O nosso prefeito tem dado toda liberdade a equipe técnica de saúde. Todos envolvidos em estar buscando sempre levar mais dignidade para as comunidades, por mais que seja mais distante da cidade, o itinerante está levando saúde, médico, toda a equipe da área médica para poder estar ajudando a comunidade, diminuindo as situações mais difíceis”, explicou o secretário da Semsa, Eliatian Nogueira.
Para Suziane Costa, moradora da zonal rural, as ações do Município são aguardadas por toda a comunidade tendo em vista a dificuldade que muitos encontram em se deslocar da zona rural para os atendimentos na zona urbana.
“Estou achando ótimo, maravilhoso, como todos os anos, né? Tem aqui pra gente essa ação e hoje foi mais um ano e eu só tenho a agradecer a saúde, por trazer esses serviços para a nossa comunidade.”
Segundo Jeferson Lima, coordenador da área de odontologia do itinerante, os dentistas são um dos profissionais mais aguardados pela comunidade, tendo em vista a carência de muitos em não conseguirem pagar um serviço odontológico.
“A odontologia tem um papel fundamental no itinerante, porque sabemos que a saúde começa pela boca. Então, estamos com o Programa Produzindo Sorrisos, estamos mantendo o programa que já vem, mas com o avanço das três cadeiras novas, mais o ônibus odontológico. Geralmente, as pessoas vêm e sempre esperam o dentista, mesmo que o procedimento odontológico demore um pouco.”
A expectativa é que cerca de 100 pessoas sejam atendidas, somando mais de 2 mil procedimentos. Que vão desde a limpeza bucal até a extração de dente.
“É maravilhoso e gratificante para nós, porque quem mora no ramal pra dentro fica muito difícil. E quando vem fica melhor. Eu tenho que agradecer a prefeitura por eles mandarem as pessoas para atendem a gente aqui, tudo maravilhoso, graças a Deus”, ressaltou a dona de casa, Rosilene Silva”.