A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) tem mantido há 7 anos um espaço, no conjunto Tucumã: o Ecoponto, para às pessoas descartarem corretamente os eletroeletrônicos com problemas, e que acabavam sendo descartados com o lixo doméstico.
O Ecoponto fica na avenida central do bairro e recebe vários tipos de produtos, que vão para reciclagem desde madeira, papelão, metais, arames, vidro, resíduos industriais, pilhas e baterias, computadores, notebooks, datashows entre outros.
Estima-se que o tempo levado para a decomposição parcial destes eletrônicos seja de 100 a 500 anos, por levar na sua composição diversos elementos químicos. Durante a realização da limpeza dos igarapés São Francisco e Batista vários destes equipamentos e produtos foram encontrados.
Para o secretário de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira é importante a colaboração da população em denunciar esse tipo de crime ambiental.
“A secretaria realiza a limpeza, disponibiliza um Ecoponto, mas se a população não fizer a sua parte, ou seja, colocar os materiais que podem ser reciclados, nos devidos locais para que seja realizada a separação desses materiais, boa parte dos trabalhos fica prejudicado”, explicou.
Com relação ao lixo são três níveis de trabalhos realizados pela secretaria: a coleta, o tratamento e separação e a destinação final.
O Ecoponto fica aberto de segunda a sábado das 7h às 17h.