A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Governo do Estado, segue avançando em suas ações de prevenção à gravidez na adolescência e ampliando as opções de cuidados para as jovens da capital. Nesta terça-feira (18), profissionais da rede municipal de saúde participaram de uma capacitação voltada para a inserção do implante subdérmico (Implanon), um dos métodos contraceptivos de longa duração oferecidos às adolescentes.
O treinamento foi realizado na Urap Maria Barroso e promovido pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), com a finalidade de qualificar ainda mais os profissionais da saúde para garantir o acesso a esse importante serviço.
Essa ação faz parte do programa “Adolescência Primeiro, Gravidez Depois”, que visa combater a gravidez não intencional entre adolescentes de 14 a 19 anos, priorizando métodos contraceptivos modernos e de longa duração, como o DIU Mirena e o Implanon.

Criado pelo Núcleo de Saúde de Adolescentes do Estado, com o financiamento do Comitê do Orçamento da Criança e do Adolescente (OCAD), o programa já está em operação há um ano, com a participação ativa da Prefeitura de Rio Branco, que é uma das cinco cidades acreanas contempladas.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a importância do programa com a adesão do Implanon ao Sistema Único de Saúde (SUS), as adolescentes da capital podem contar com mais uma opção para o planejamento familiar.
“Essa ação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e as Secretarias Municipais de Saúde. Nesta primeira etapa, estamos oferecendo a capacitação para a equipe da rede municipal e implementando a inserção do Implanon em 44 adolescentes, com o objetivo de ampliar as alternativas contraceptivas para a população e reduzir a gravidez na adolescência”, asseverou Biths.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Saúde dos Adolescentes e Jovens, Luciana Freire, o objetivo do projeto é reduzir a alta taxa de gravidez na adolescência, um dos maiores índices do Brasil. Ela enfatizou que, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, o programa oferece não apenas o DIU Mirena, mas também o Implanon, atendendo a demanda das adolescentes interessadas em métodos contraceptivos eficazes.

“Estamos qualificando médicos e enfermeiros para garantir que esses métodos sejam inseridos adequadamente nas unidades de saúde, oferecendo mais uma opção para as adolescentes que desejam controlar sua saúde reprodutiva de forma segura e eficaz”, afirmou Freire.
O programa também se alinha à Política Nacional de Saúde Sexual e Reprodutiva, com o apoio do Ministério da Saúde, que ampliou o acesso aos métodos contraceptivos para mulheres de 10 a 49 anos em todo o Brasil.
A jovem Anna Katlen Soares, de 19 anos, praticante de kickboxing e boxe, compartilhou sua experiência com o método contraceptivo: “O pessoal me explicou tudo direitinho. O Implanon será fácil de ser aplicado, com anestesia para garantir o conforto das adolescentes. Além de ser um ótimo método contraceptivo, também ajuda a amenizar as cólicas menstruais, o que é um benefício para quem, como eu, pratica esportes de alto rendimento.” Anna recomenda o método para aquelas que desejam focar na carreira ou nos estudos, sem os desconfortos da menstruação e também a prevenção de gravidez precoce.
Avanço na Cobertura de Saúde Reprodutiva
O município de Rio Branco já oferece outros métodos contraceptivos, como pílulas, injetáveis, preservativos femininos e masculinos, DIU de cobre, e também realiza a montagem do processo para a realização de laqueadura e vasectomia. Com a chegada do Implanon ao SUS, a Prefeitura amplia ainda mais o acesso a tecnologias modernas e de longa duração, fundamentais para a saúde sexual e reprodutiva das adolescentes.

Com o apoio de profissionais qualificados e a parceria entre o Estado e o município, o programa “Adolescência Primeiro, Gravidez Depois” representa um avanço importante no cuidado e no empoderamento das adolescentes de Rio Branco, promovendo saúde, educação e planejamento familiar como pilares para um futuro mais saudável e igualitário.
Onde Procurar Atendimento
As adolescentes interessadas em receber o Implanon ou outros métodos contraceptivos devem procurar as unidades de saúde mais próximas de sua residência, como as Uraps, para agendar uma consulta com médicos e enfermeiros da rede municipal. A oferta de métodos contraceptivos é gratuita e voltada para garantir a saúde e o bem-estar da juventude rio-branquense.


