Prefeitura recebe auxílio de instituições para emissão de documentos perdidos por pessoas atingidas pela cheia

A Prefeitura de Rio Branco tem coordenado os onze abrigos que estão as famílias atingidas pela cheia do rio Acre. Só no Parque de Exposições são 896 famílias resultando em 3.584 pessoas acolhidas.

Compreendendo que muitas dessas pessoas perderam seus documentos, enquanto buscavam sair de suas residências alagadas, a municipalidade recebeu a parceria do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), trazendo os três cartórios do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para a emissão e atualização do título de eleitor e a Polícia Civil com a emissão da certidão de nascimento e RG.

A secretária de Programas Sociais do TJAC, Regiane Verçosa, explicou que os serviços são ofertados nos dias 7 e 8 de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher, mas que mesmo assim, homens também são atendidos em decorrência da demanda.

“Eles estavam fazendo uma triagem de 30 atendimentos diários. Primeiro, registrava o Boletim de Ocorrência, ia até a Defensoria para depois fazer o documento. Então melhoramos o fluxo para atender mais pessoas. O que era 30 por dia, conseguimos passar a atender mais de 100 pessoas por dia”.

Para dona Jovenice Viana, o atendimento ofertado no abrigo faz com que as famílias não precisem sair do parque em busca desses documentos, facilitando suas vidas.

“Para mim está ótimo. Estou sendo bem atendida, tem comida, brincadeiras para as crianças. Hoje, eu vim ver os registros dos meus filhos, ajeitar os documentos porque estavam errados, ajeitei todos. Sobre o atendimento daqui eu não tenho o que falar mal, porque para mim está ótimo, só não está melhor porque não estou na minha casa, mas o resto está ótimo para mim”.

Segundo Elisângela Martins, o serviço está sendo de qualidade e sanando a preocupação de muitas pessoas no Parque que estavam andando sem seus documentos.

“Está sendo ótimo! Eu perdi o registro do meu filho e a minha identidade. Ajeitei minha documentação todinha, agora vou tirar a identidade e fazer a transferência do título. Lá fora fica mais difícil, aqui está sendo ótimo, graças a Deus”.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre