Na manhã desta segunda-feira, 26, a Câmara Municipal de Rio Branco promoveu uma Audiência Pública para discutir sobre a regularização fundiária urbana e rural no município. O evento foi convocado pelo vereador Fábio Araújo.
Um dos destaques da audiência foi a presença do Dr. Enrico Madia, Fundador e Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Regularização Fundiária, que compartilhou suas experiências e análises sobre a gestão territorial, acumuladas ao longo de mais de 15 anos de atuação na área. Valdir Perazzo, Diretor Regional do Instituto, também contribuiu para o debate, ressaltando a importância do diálogo entre os diversos atores envolvidos na regularização.
O Ministério Público do Estado do Acre também marcou presença, representado pelo Dr. Luiz Henrique Correria, que se colocou à disposição para colaborar com os esforços em prol da regularização fundiária em benefício dos munícipes da capital.
Gabriela Câmara, Presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), destacou os esforços do Governo para promover avanços significativos na regularização fundiária nos 22 municípios acreanos. Ela enfatizou os trabalhos realizados em 2023 e os planos para 2024, ressaltando a necessidade da atualização do termo de cooperação técnica com o município de Rio Branco para permitir a atuação do estado em áreas sob domínio municipal, conforme previsto na Constituição Federal.
Por fim, Gabriela parabenizou o governador Gladson Cameli pelos investimentos significativos na regularização fundiária, que têm possibilitado que milhares de pessoas se tornem proprietárias de suas áreas, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios acreanos.