Pular para o conteúdo

Primeira edição da Acretec marca sucesso na promoção da agricultura no Acre

A primeira edição da Acretec foi um verdadeiro sucesso. Realizado neste sábado, 16, o dia de campo na Fazenda Vale do Sol, na Vila Pia, estrada de Boca do Acre demonstrou os resultados das pesquisas realizadas pela Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), sobre as melhores espécies de soja para o cultivo nas condições climáticas e de solo do Acre. 

O evento foi enriquecido por palestras, trazendo especialistas do setor para compartilhar seus conhecimentos. Vanessa Marina Gasch, do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), abordou as “Tendências e perspectivas do mercado da soja”; Rodrigo Brogin, da Embrapa Soja, falou sobre “Doenças fúngicas no cultivo da soja”; enquanto Junior Amaral discutiu a “Fisiologia e adubação para as grandes culturas”.

O trabalho vem sendo desenvolvido graças a uma emenda do Senador Alan Rick (União-AC), presidente da Comissão de Agricultura do Senado Federal. “Vamos seguir incentivando. Já tem mais de R$ 500 mil garantidos para a continuidade dessa e de outras pesquisas no ano que vem. Sem falar nos R$ 30,2 milhões em emendas da Comissão de Agricultura para o desenvolvimento de pesquisas em todo o país”, disse o senador nas redes sociais.

Segundo Alan, é graças a esses dados científicos que os nossos produtores acreanos conseguem reduzir as perdas e aumentar a produtividade: “Os resultados desse estudo da Embrapa/Acre também vão embasar as agências bancárias sobre que condições adotar na oferta de seguro agrícola aos produtores acreanos. Tudo isso fomenta a geração de emprego e renda no campo”, concluiu o senador.

Promovido pela Embrapa e Sebrae, com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e de empreendimentos privados, o evento contou com a presença de autoridades do setor, incluindo o Dr. Edivan Maciel, secretário adjunto de agricultura, Luiz Tchê, secretário da Agricultura, Assuero Veronez, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Mauro Marcello, do Senar, Jorge Moura, produtor de soja do Acre, conhecido como o “rei da soja”, e outros empresários e figuras comprometidos com o crescimento do agronegócio acreano.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre