O secretário de Agricultura do Acre, José Luis Tchê, fez um balanço positivo sobre o setor agrícola do estado, destacando o desempenho histórico da produção. Segundo ele, os dados do Boletim Econômico mostram que o Acre vive o melhor momento dos últimos quatro anos. Tchê destacou o papel crucial dos produtores acreanos e o apoio do governo Gladson Cameli para esse crescimento.
“Os dados do nosso boletim destacam a força do setor agrícola no Acre, o melhor índice em quatro anos. Esse crescimento expressivo é resultado do profissionalismo dos produtores e do apoio decisivo do governo Gladson Cameli. Me sinto orgulhoso de fazer parte deste momento, pois estamos no caminho certo, com a produção sustentável como a chave para o futuro do Acre”, afirmou o secretário.
Além disso, Tchê ressaltou o trabalho contínuo do governo estadual no incentivo à cultura do café, que tem se destacado nos últimos dois anos. A produção tem crescido de forma significativa, aliando desenvolvimento econômico e preservação ambiental, por meio do Sistema Agroflorestal (SAF), que promove uma abordagem sustentável envolvendo toda a família produtora.
“O Acre, em dois anos, já está disputando o mercado internacional do café. O café do Acre é para o Brasil e para o mundo, e isso é fato, porque em um ano no concurso enviamos café para os Estados Unidos e para a China. Levamos para Minas Gerais quatro mulheres cafeicultoras do estado, que disputaram entre as 20 melhores do Brasil. Dos 30 melhores agricultores do Brasil, um é acreano. Isso é um marco na gestão e dá uma dimensão do tamanho que a gente vai ficar”, enfatizou Tchê.