Programa eleitoral mostra os avanços da gestão de Zequinha na saúde

O programa eleitoral gratuito do candidato à reeleição em Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, mostrou os avanços na área de saúde e o reconhecimento das pessoas que usam os serviços.

Zequinha reformou 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e construiu mais 3, garantindo dignidade e acesso aos serviços médicos. Ele também aumentou o número de médicos e dentistas nas unidades da cidade e da zona rural, implantou a telemedicina e criou os mutirões de saúde, que oferecem consultas e exames especializados. Zequinha transformou o Centro de Diagnóstico no melhor do estado do Acre, oferecendo centenas de exames como os de sangue, os hormonais e 12 tipos de ultrassonografias.

Só em agosto deste ano, foram realizados 53.421 exames, um número significativamente maior em comparação aos 17 mil mensais anteriores. Com equipamentos modernos, os moradores agora podem realizar exames antes não disponíveis no município, economizando tempo e dinheiro, já que evitam deslocamentos até Rio Branco e custos na rede particular.

“Anteriormente, era em torno de 17 mil, 19 mil exames por mês. E agora, com esses equipamentos novos, a gente faz a nossa produção mensal em torno de 49 mil, 59 mil exames mensais”, enfatiza José Alciberto, gestor do Centro de Diagnóstico.

Desde o ano passado, a gestão de Zequinha passou a oferecer exames hormonais na rede pública. Mais de 40 mil exames hormonais já foram realizados no Centro de Diagnóstico.

“Esses exames não eram ofertados no nosso município e o paciente tinha que se deslocar até Rio Branco, tendo um gasto maior e um prazo bem mais prolongado para a entrega do resultado. Com o diagnóstico rápido e preciso que o nosso gestor oferece hoje, o médico consegue ter um parâmetro mais rápido e entrar com uma medicação, um tratamento bem mais rápido“, pontua Tamires da Cruz, responsável pelos exames hormonais.

Os depoimentos da população comprovam a eficácia dessas mudanças. “Eu fiz um ultrassom gratuitamente e economizei cerca de 500 reais”, relatou dona Maria das Graças.

A comerciária Maria Eliolga já fez 4 exames no Centro de Diagnóstico e afirma sentir segurança no serviço ofertado no local.

“A questão da saúde do município melhorou, melhorou bastante. Já fiz ultrassonografias e exames de sangue. Eu estou achando maravilhoso e sinto segurança nos profissionais. Porque não existe um tesouro maior do que a saúde da gente”, relatou.

“O aumento no número e na variedade de exames é notável: o centro realizava cerca de 200 tipos de exames, hoje oferece mais de 400, chegando a 50 mil exames mensais. Vamos continuar ampliando os serviços e modernizando a infraestrutura do centro para garantir mais conforto e segurança para os pacientes”, garantiu Zequinha Lima.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre