Pegando carona

Promotora investiga utilização de carros oficiais da prefeitura de Senador Guiomard para atividades particulares

Promotora investiga utilização de carros oficiais da prefeitura de Senador Guiomar para atividades particulares.
A própria representante do MPE chegou a fotografar o uso de uma caminhonete por suposto genro do prefeito
Depois de diversas denúncias apontando para a utilização de veículos oficiais da prefeitura de Senador Guiomard para atividades particulares, o Ministério Público Estadual (MPE) abriu um inquérito. A própria promotora Eliane Misae Kinoshita teria flagrado, realizando até registro fotográfico, do suposto genro do prefeito Jucimar Pessoa de Souza, Amarildo Gomes, dirigindo uma caminhonete branca, com o brasão do município, de modelo Amarok, placas QLZ-8011.
Com os indícios, a representante do MPE realizou uma pesquisa no portal de transparência e verificou que Amarildo não estava na relação de servidores do município.

Foto/internet

“Em consulta ao Portal da Transparência do Município de Senador Guiomard não consta nome de nenhum motorista com o nome Amarildo Gomes; considerando que a utilização de bens públicos para finalidades particulares, assim como por pessoas estranhas ao serviço público pode, em tese, caracterizar ato de improbidade administrativa, por ofensa aos princípios da administração pública, por prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito, sem olvidar de eventual responsabilidade criminal”, escreve a promotora.
Para verificar a denúncia, a representante do MPE requisitou do prefeito informações sobre o vínculo do suposto motorista e se pessoas de fora do serviço público estão dirigindo veículos do município.
Para a reportagem do Diário do Acre, o secretário municipal de comunicação, Gilberto Moura, respondeu a abertura da investigação alegando que Amarildo é “colaborador terceirizado”.
“Esclarece que o senhor Amarildo Gomes atuou como colaborador terceirizado do município. Quanto aos vínculos mencionados na portaria, são ilações descabidas e motivos de piadas perante qualquer aplicador da lei. A apuração quanto aos veículos municipais, chega no momento no qual o prefeito adotou as providências de identificar todos os carros com brasão do município, bem como exigir diário de bordo dos condutores. Não há apenas essa denúncia em relação à veículos, por outro lado todas as providências administrativas estão sendo tomadas, pois bem sabemos do clima político que se instalou na comuna guiomarense. A maioria das Denúncias são infundadas”, afirma o secretário por meio de nota.
Leia a nota na íntegra:
“O município de Senador Guiomard lamenta que a Promotoria Cível do MPE somente agora após a prisão do Prefeito André Maia por desvios estrondosos, tenha resolvido fazer apurações. Por outro lado, informa que as nomeações para cargos de confiança são de livre nomeação do prefeito. Esclarece que o senhor Amarildo Gomes atuou como colaborador terceirizado do município. Quanto aos vínculos mencionados na portaria, são ilações descabidas e motivos de piadas perante qualquer aplicador da lei. A apuração quanto aos veículos municipais, chega no momento no qual o prefeito adotou as providências de identificar todos os carros com brasão do município, bem como exigir diário de bordo dos condutores. Não há apenas essa denúncia em relação à veículos, por outro lado todas as providências administrativas estão sendo tomadas, pois bem sabemos do clima político que se instalou na comuna guiomarense. A maioria das Denúncias são infundadas. Não encontrarão elementos suficientes para prosperar, podendo estarem contaminadas pelo vício político. Causa espanto que somente agora a senhora promotora queira apurar tais fatos. Espera-se que ela providencie as ações civis dos desvios passados que aconteciam no município e até agora nada fez. Disse o Secretário Gilberto Moura.