PT segue tentando convencer Haddad em SP; Tebet ganha espaço

O debate dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) sobre a chapa que vai disputar a eleição de São Paulo continua sem definição. Com a indicação do atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de que vai tentar a reeleição, membros da sigla do presidente Lula continuam focados no convencimento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a entrar na disputa.

“O nome do PT no pleito de 2026 tem nome e sobrenome: Fernando Haddad. O PT tem investido muito nele, é a melhor alternativa”, explica Paulo Fiorilo, deputado estadual do partido.

Segundo membros da legenda, Haddad, até o momento, só tem demonstrado interesse em participar ativamente dentro da coordenação da campanha de Lula. A expectativa, de acordo com o presidente estadual do PT, deputado federal Kiko Celeguim, é de definição até março, mas aliados afirmam que o tempo é de “processos, conversas e convencimento”, e que não há pressa para tentar ganhar Haddad. Eles também apostam na proximidade do ministro com Lula para ajudar na mudança de ideia.

“A definição legal é em julho, mas evidente que será bom até final de março termos essas definições, visto que os nomes cotados são ministros e tem que se desincompatibilizar”, lembra Antônio Donato, líder do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). “O nome natural é o do Haddad, independente de quem virá do outro lado. E existe um processo de diálogo com ele sobre isso. Que não precisa ter pressa”, terminou.

Tebet ganha espaço

Apesar da preferência, em um cenário sem Haddad na disputa, o nome da ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), vem despontando como preferência. Fatores como ter um perfil bastante técnico e a representatividade feminina são levados em consideração. Há, ainda, a expectativa de preencher o quadro no Senado, com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede) e o ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB).

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre