Quem continua ao lado de Bolsonaro no Acre? 

Eis uma pergunta um tanto inquietante: quem continua ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em nosso estado? Passado quase um ano da eleição que colocou Lula novamente como presidente, onde está aquela recém-eleita bancada federal e deputados assumidamente bolsonaristas? Há exatamente um ano, todos estavam trajados com suas bandeirolas do Brasil e camisas da CBF. Hoje, uma parte significativa começa a ter uma proximidade com o governo federal e a defender certos posicionamentos que parecem estranhos para o eleitorado acreano. Não ousaria dizer que surfaram uma onda, mas os corredores de Brasília podem ser bastante persuasivos na tomada de decisões e possíveis mudanças de lado. Certo ou errado? O eleitor será quem há de julgar.

Deve-se lembrar também daqueles que continuam ferrenhamente alinhados com uma perspectiva de mandato à direita e a defesa intransigente de certas pautas tidas como bolsonaristas. Cito aqui os senadores Alan Rick e Marcio Bittar e os deputados federais Coronel Ulysses e Roberto Duarte.

Alan Rick é um claro defensor do agronegócio. Colocou o setor produtivo ao seu lado e desponta agora como uma grande liderança nacional na defesa do agro. Preside a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal e não deixa de fazer críticas pontuais à usurpação de competência por parte do Supremo.

Já o senador Marcio Bittar, bolsonarista de carteirinha, comprou uma verdadeira briga com as Organizações Não Governamentais (ONGs) na CPI comandada por Plínio Valério. Em visita ao Acre na última semana, deixou claro novamente seus posicionamentos e a necessidade do desenvolvimento do Acre a partir de uma nova perspectiva.

Vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, Coronel Ulysses também continua levantando as mesmas bandeiras que o elegeram, principalmente no que tange a segurança pública. Nesta semana apresentou um projeto para evitar que magistrados plantonistas libertem bandidos ligados às grandes quadrilhas.

O deputado Roberto Duarte também aparece na lista dos que continuam ao lado de Bolsonaro. Nos últimos dias, expressou preocupação e descontentamento com os vetos de Lula ao Projeto de Lei do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas e saiu em defesa da soberania do Congresso.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre