Filipe Martins teve medidas cautelares impostas contra ele convertidas em prisão domiciliar neste sábado (27) por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Recentemente, foi condenado a 21 anos de prisão por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
Durante os julgamentos da trama golpista na Primeira Turma do STF, Martins integrou o chamado “núcleo 2”, mesmo grupo do ex-diretor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques. De acordo com a ação penal, os seis réus teriam elaborado a “minuta do golpe”, que consistia em um plano para assassinar o chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro Alexandre de Moraes. Também foram acusados de articular ação no Nordeste para tentar impedir o voto de eleitores da região nas eleições de 2022.
Segundo disse o tenente-coronel Mauro Cid, em sua delação premiada, Martins foi responsável por apresentar a “minuta do golpe” ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O documento determinava a convocação de novas eleições e a prisão de adversários do ex-chefe do Executivo.
Filipe Martins foi nomeado por Bolsonaro, no início da gestão, para o cargo de assessor-especial para assuntos internacionais da Presidência da República. Ele fazia parte do grupo da gestão que tinha o filósofo Olavo de Carvalho como guru.
O ex-assessor protagonizou um episódio polêmico durante o governo Bolsonaro. Martins foi indiciado por fazer um gesto avaliado como racista em sessão do Senado. Ele chegou a ser denunciado pelo MPF (Ministério Público Federal), mas o juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, o absolveu.
Filipe Martins é formado em relações internacionais pela UnB (Universidade de Brasília). Antes de assumir cargo no governo Bolsonaro, foi diretor de assuntos internacionais do antigo PSL (Partido Social Liberal). Sigla pela qual o ex-presidente se elegeu e que depois se fundiu com Democratas para formar o União Brasil.



