Quem matou o cão Orelha? Veja o que já foi descoberto pela polícia

Cão comunitário foi brutalmente agredido, não resistiu aos ferimentos e teve a morte investigada pela Polícia Civil de Santa Catarina

Na madrugada entre os dias 3 e 4 de janeiro, o cão comunitário conhecido como Orelha foi vítima de graves maus-tratos no bairro Praia Brava, em Florianópolis (SC). Encontrado ferido em uma área de mata por moradores da região, o animal foi socorrido e encaminhado para atendimento veterinário, mas, devido à gravidade das lesões, precisou ser submetido à eutanásia.

O caso ganhou grande repercussão nacional e provocou forte comoção popular, com manifestações por justiça nas redes sociais. Segundo a Polícia Civil, quatro adolescentes são suspeitos de envolvimento nas agressões. Em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as identidades dos menores não foram divulgadas.

No decorrer das investigações, na última segunda-feira (26), dois adolescentes e um adulto foram alvos de mandados de busca e apreensão, com o objetivo de reunir novas provas relacionadas ao crime. No mesmo dia, um advogado e dois empresários também foram indiciados por suspeita de coagir uma testemunha envolvida no caso, o que pode configurar um novo desdobramento criminal.

Após a conclusão do inquérito policial, o material será analisado pelo Ministério Público, que poderá solicitar novas diligências, arquivar o procedimento, conceder remissão ou propor a abertura de processo judicial para apuração de ato infracional. A Polícia Civil reforça que as investigações seguem em andamento.

Uma semana após a morte do animal, foi sancionada a Lei nº 19.726, que institui a Política Estadual de Proteção e Reconhecimento do Cão e Gato Comunitário em Santa Catarina. A legislação proíbe práticas de maus-tratos, remoção sem justificativa técnica, abandono e qualquer ação que coloque em risco a integridade desses animais. Em homenagem, o primeiro Hospital Veterinário Municipal de Florianópolis receberá o nome de Orelha e deve ser inaugurado nos próximos meses.

(Com informações do NSC Total)

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre