Recesso chega ao fim e vereadores e deputados retomam sessões nesta terça

Os trabalhos da Câmara Municipal de Rio Branco e da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) serão retomados na terça-feira, 3, após recesso parlamentar. O retorno ocorre em um ano eleitoral, o que deve impor desafios extras a vereadores e deputados que pretendem disputar o pleito, seja na busca pela reeleição ou por novas vagas, exigindo a conciliação entre a atuação legislativa e as agendas de campanha.

Na Câmara, o orçamento estimado para este ano é de R$ 67 milhões, conforme divulgado pela Prefeitura de Rio Branco no Diário Oficial do Estado, em 15 de janeiro. O cenário político municipal também deve ser influenciado pela expectativa em torno de uma possível renúncia do prefeito Tião Bocalom, prevista para abril, caso ele confirme a intenção de disputar o Governo do Estado. Uma eventual saída pode alterar a dinâmica da base governista ao longo do ano.

Já na Assembleia Legislativa, a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos de 2026 deve contar com a presença de parlamentares, secretários de Estado, autoridades e do governador Gladson Cameli. Caso compareça, o chefe do Executivo estadual fará a tradicional leitura da mensagem governamental, que costuma apresentar um balanço da gestão e as prioridades do governo para o ano.

Antecipando a retomada oficial, a Presidência da Câmara Municipal de Rio Branco promoveu, na manhã desta segunda-feira, 2, um café da manhã com profissionais da imprensa, no Hotel Nobile Suítes, na Avenida Ceará. O presidente da Casa, vereador Joabe Lira, destacou o desempenho do Legislativo no último ano e projetou um novo ciclo de produtividade, afirmando que 2025 foi o período mais produtivo da história da Câmara e que a expectativa é manter o ritmo com foco em pautas estruturantes para a capital.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre