Recuperação da passarela em Rio Branco segue acelerada para garantir segurança dos pedestres

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), segue com os trabalhos de recuperação da Passarela Joaquim Macedo, no centro de Rio Branco. A estrutura, que é uma importante travessia para pedestres, passa por reforços na base de um dos pilares. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destaca que a obra reforça o compromisso com a segurança da população.

“A passarela é um ponto importante de passagem no centro da cidade, e esse reforço estrutural é essencial para garantir a segurança de quem circula por ali todos os dias. Seguimos trabalhando com responsabilidade e planejamento”, afirmou.

Nesta etapa, foi instalada a escada de marinheiro, estrutura metálica vertical que permite o acesso ao pára-raios, garantindo maior segurança nas manutenções futuras. As equipes também realizaram a escavação ao redor do bloco de fundação com uso de retroescavadeira e iniciaram a retirada dos perfis metálicos cravados provisoriamente, com apoio de macacos hidráulicos.

Vistoria técnica reforça segurança e agilidade na obra da Passarela Joaquim Macedo. Foto: Thauã Conde/Deracre

Além disso, estão em execução o corte e a dobra das armaduras das novas estacas, que serão concretadas no entorno do bloco, reforçando o pilar da passarela. Também está em andamento a montagem de uma estrutura metálica tubular, que dará acesso aos estais da passarela, permitindo as próximas etapas de reforço.

Governo emprega máquinas para acelerar recuperação estrutural da Passarela Joaquim Macedo. Foto: Thauã Conde/Deracre

O Deracre segue atuando com equipes técnicas especializadas para garantir a durabilidade e segurança da estrutura.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre