Representantes do Instituto Brasileiro de Regularização Fundiária (IBRF) e do 1º Ofício de Registro de Imóveis debatem parceria institucional

Na manhã desta quinta-feira (20), os representantes do Instituto Brasileiro de Regularização Fundiária (IBRF) no Acre, Dr. Valdir Perazzo e Dr. Arthur Rios, realizaram uma reunião executiva com os representantes do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Rio Branco – AC, Dra. Fabiana Faro e Dr. Fábio Fabrício, em busca da construção de novos caminhos para a regularização fundiária no Estado.

Entre os temas discutidos, o aperfeiçoamento da gestão fundiária foi o de maior destaque. Os desafios enfrentados pela gestão pública, especialmente em âmbito municipal, são enormes. Além disso, é notória a necessidade de formação de quadros técnicos para a execução eficiente da política pública, garantindo a cidadania àqueles que mais precisam.

Também foi enfatizada a importância da participação da sociedade civil organizada (empresas, associações de moradores, ANOREG, OAB, CREA, sindicatos, entre outros) no fomento ao desenvolvimento da regularização fundiária. Esse processo poderá ser realizado diretamente pelo setor privado ou por meio de parcerias público-privadas (PPPs), visando a troca de expertise e tecnologias para a construção de novos paradigmas locais.

Os encaminhamentos foram significativos. Os representantes do IBRF e do 1º Ofício de Registro pactuaram a constituição de um grupo de estudos especializados em regularização fundiária, com o objetivo de expandir novos projetos. Esses projetos poderão ter desdobramentos acadêmicos, como especializações na área, além da criação de um escritório modelo, reunindo profissionais de diversas áreas para a troca de conhecimentos interdisciplinares sobre o tema.

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre