Nesta quinta-feira, 16, o Instituto de Terras do Acre (Iteracre) recebeu representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para discutir os avanços na regularização fundiária no estado. A visita, resultado de agendas cumpridas em Brasília recentemente, fortalece a parceria e sinaliza novos passos para simplificar processos, implementar projetos e captar recursos para a regularização fundiária no Acre.
O encontro contou com a presença do Dr. Sérgio Rezende e do Dr. Victor Amaral, coordenadores de Política Fundiária do MDA, além do Representante do MDA e do Representante do Incra no Acre. Os temas em pauta incluíram a articulação de repasse de terras, a integração do plano nacional de regularização fundiária, o cronograma de ações e a captação de recursos.
“Também tratamos do termo de cooperação técnica entre governo federal via MDA e governo do estado do Acre através do Iteracre, uma orientação do Governador Gladson que busquemos parcerias com o objetivo de desburocratizar, realizar projetos e capitular de recursos para regularização fundiária no Acre”, disse Gabriela Câmara nas redes sociais.
Ainda segundo Gabriela, presidente do Iteracre, a presença dos coordenadores de política fundiária do MDA atende a uma orientação do ministro Paulo Teixeira e uma determinação do presidente Lula com relação ao Acre. O foco é conhecer de perto as necessidades e a realidade da situação fundiária do Acre, visando a alocação de recursos federais para a estruturação eficaz do Instituto de Terras.